Estação Férrea: onde tudo começou
História de Restinga Sêca
No princípio Restinga foi terra que serviu de acolhida para imigrantes, Portugueses, Italianos, Alemães e Austríacos. As famílias dessas etnias vieram para cá por vários motivos, dos quais podemos citar o sonho de liberdade e a fuga em tempos de guerra.
As terras de Restinga Sêca pertenciam ao município de Cachoeira do Sul, época em que era o 4º distrito desta cidade.
O município originou-se de um pequeno povoado formado devido a instalação de uma caixa d’água para abastecimento de trens, logo o povoado cresceu com a construção da Estação Ferroviária e se tornou uma vila.
Desde 25 de março de 1959, decidiu se emancipar, e com a lei n º 3.730 cria o município de Restinga Sêca, publicada no Diário Oficial, assinada pelo então governador do Estado Leonel Brizola.
Assim como diz o trecho de seu hino, Restinga Sêca possui a vocação de abrir os braços para seus filhos, sejam eles nativos ou de outras cidades, estados e até mesmo de outros “mundos”.
Apesar de ser uma cidade pequena do interior do Estado do Rio Grande do Sul , nunca se apequenou.
Localizado na região central do Estado, distante 277 quilômetros de Porto Alegre por via rodoviária. Seu acesso principal situa-se no km 208 da rodovia estadual RST-287 e deste ponto, a zona urbana fica a 13 quilômetros pela RST 149.
Restinga- Orla de bosque ou mato nas baixadas, à margem de arroios e sangas. A origem do seu nome vem de uma sanga, que certas épocas do ano ficavam com pouca água e cortava seu curso, de onde se origina a palavra Seca.
Restinga Sêca da localidade de Jacuí, onde os moradores contam que o Rio Jacuí, o qual deu nome ao vilarejo, teve um tempo em que era navegável. Suas águas eram portas de entrada e saída de todo um esquema comercial.
De Três Vendas antes era chamado de Vila São Miguel, instalou-se um alemão que veio para o Brasil com 18 anos de idade, chamado Teodoro Marquet. Da Várzea do Meio, perto de Três Vendas, havia um povoado que funcionava uma casa de comércio pertencente a Valdemar Müller a ferraria de Roberto Rohde, uma pequena olaria, serraria, descascador de arroz e um engenho pertencente a Carlos Shalowisk.
A Colônia Borges onde surgia a primeira cooperativa. As atividades eram a plantação de fumo de corda, feijão e milho.
Vila Rosa, um povoado e um campo de rosas, e por esse motivo Alexandre Cantarelli nomeou este lugar de Vila Rosa.
Restinga Sêca 62 anos de emancipação político-admisnitrativa de tantas pessoas, de tantas histórias e sempre sendo a cidade que possui a vocação de abrir os braços para seus filhos.
Comentários