Polícia Civil alerta para o golpe do Whatsapp da Covid-19
Foi registrado uma ocorrência na Delegacia da Polícia Civil de Restiga Sêca, na quarta-feira (17), do golpe da Covid-19 feito pelo Whatsapp.
Conforme a vítima, foi feito o contato telefônico por um criminoso se passando por um funcionário do Ministério da Saúde e que precisava a confirmação de dados relacionados a Covid-19. A vítima já havia contraído o Coronavírus.
O criminoso começou o questionamento quais sintomas havia apresentado, informações dos familiares e solicitando outros dados.
Depois do questionário respondido para o indivíduo, ele solicitava para validar a pesquisa a vítima receberia por SMS um código, o qual deveria acessar. Com informação em mãos ele acabou acessando e é neste instante que após utilizar o código o Whatsapp foi clonado e seus dados são pegos.
A descoberta só foi possível quando o criminoso começou a exigir dinheiro dos parentes e amigos por mensagens em que ele se passava pela vitima pedindo quantias para um depósito.
O golpe ja é conhecido, porém os criminosos estão atualizando sempre um novo assunto, neste caso usaram a Covid 19, e conseguindo assim o convencimento das vítimas .
A Policia Civil orienta que não sejam repassadas informações pessoais e nem acessem mensagens suspeitas e caso recebam ligação deve ser informado o ocorrido para a Delegacia.
Comentários