download.jpg

Polícia Civil alerta para o golpe do Whatsapp da Covid-19

Foi registrado uma ocorrência na Delegacia da Polícia Civil de Restiga Sêca, na quarta-feira (17), do golpe da Covid-19 feito pelo Whatsapp.

Conforme a vítima, foi feito o contato telefônico por um criminoso se passando por um funcionário do Ministério da Saúde e que precisava a confirmação de dados relacionados a Covid-19. A vítima já havia contraído o Coronavírus.

O criminoso começou o questionamento quais sintomas havia apresentado, informações dos familiares e solicitando outros dados.

Depois do questionário respondido para o indivíduo, ele solicitava para validar a pesquisa a vítima receberia por SMS um código, o qual deveria acessar. Com informação em mãos ele acabou acessando e é neste instante que após utilizar o código o  Whatsapp foi clonado e seus dados são pegos.

A descoberta só foi possível quando o criminoso começou a exigir dinheiro dos parentes e amigos por mensagens em que ele se passava pela vitima pedindo quantias  para um depósito.

O golpe ja é conhecido, porém  os criminosos  estão  atualizando sempre um novo assunto, neste caso usaram a Covid 19,  e conseguindo assim o convencimento das vítimas .

A Policia Civil orienta que não sejam repassadas informações pessoais e nem acessem mensagens suspeitas e caso recebam ligação deve ser informado o ocorrido para a Delegacia.  

Comentários