WhatsApp Image 2021-02-02 at 18.40.01.jpeg

Aulas presenciais retornam no dia 22 em Restinga Sêca

Por Ivo Curcino

A secretária de Educação de Restinga Sêca, Silvia Mohr, e a supervisora pedagógica da secretaria, Raquel Ramos, participaram, na terça-feira (2), do programa Panorama Geral da Rádio Líder FM, apresentado por Ivo Curcino. Elas falaram sobre o novo plano de reestruturação das escolas municipais que foi apresentado aos vereadores na sexta-feira, dia 29 de janeiro. 

Segundo a secretária, essa reestruturação está começando com o planejamento dos repasses financeiros pela Secretaria de Finanças. Também foi realizado um novo plano de ação que vai delinear todas as atividades das escolas municipais, que têm seu retorno previsto para o dia 22.

Será um plano de ação no modelo híbrido que será implantado durante o ano, começando pelo retorno as aulas, que serão 50% presenciais e 50% online.
A supervisora Raquel Ramos falou sobre o grande desafio do momento que será integrar a educação presencial com atividades não presenciais através das plataformas digitais ou com material impresso para os alunos que não possuem os equipamentos necessários.  Nesse sentido, a secretaria de Educação vai ministrar um curso de formação aos professores nos dias 10 e 11 de fevereiro. 

No ensino presencial será seguido o plano de contingência que foi elaborado e aprovado no ano de 2020 que seguirá a ocupação, em que a educação infantil, pré-escola e o ensino fundamental anos iniciais e finais terão atividades com 50% dos alunos presenciais e 50% não presenciais. 

Na quinta-feira (4), as equipes diretivas das escolas retornam as atividades e irão elaborar folderes explicativos aos pais com orientações sobre esse momento. Também irão dividir as turmas e passarão para os pais se a criança é do grupo A ou do grupo B. Sendo assim, cada turma terá intercalado um dia de aula presencial e um dia de aula online. Os pais receberão um cronograma dos dias que os alunos terão aula.

No caso da aula presencial serão seguidos todos os protocolos contra disseminação da Covid-19, como uso de máscara, álcool gel, distanciamento e aferição da temperatura. Não haverá recreio, com os alunos no pátio, tendo apenas 10 minutos de intervalo para o lanche.

Com relação às escolas de educação infantil (creches), o escalonamento com relação a ocupação máxima será diferente. Serão três grupos de alunos (a,b e c), sendo um dia sim um dia não para cada grupo e assim sucessivamente. 

O retorno do aluno as aulas presenciais não é obrigatório, cabendo aos pais ou responsáveis decidirem. Se a opção for pelo retorno, o pai ou responsável deverá assinar um termo de compromisso, sendo que se optar pelo não retorno, ele se compromete a acompanhar e realizar essas atividades.

Comentários