Câmara realiza primeira sessão descentralizada na Vila Felin

Como de costume nos últimos anos, a partir da inclusão das sessões descentralizadas no regimento interno da Câmara de Vereadores de Restinga Sêca, no dia 25 de junho os parlamentares restinguenses deixaram a sede do Poder Legislativa para realizar a primeira sessão descentralizada deste ano, que foi na Vila Felin.

Na pauta ordinária da Câmara, foram votados dois projetos. Um que concede uma gratificação aos agentes comunitários de saúde, e outro que altera apenas uma palavra em um projeto para compra de maquinário. Ambos foram aprovados por unanimidade. O que não foi aprovado foi a pouca participação da comunidade à sessão. Pouquíssimas pessoas estiveram no Centro Comunitário da Vila Felin para participar e aproveitar uma grande oportunidade de cobrar por melhorias na sua comunidade. Fato que foi lamentado pelos vereadores e também pelo vice-prefeito, Vilmar Foletto, que esteve presente.

“Hoje começamos as sessões descentralizadas. Temos que fazer até seis sessões fora da casa. Escolhemos a Vila Felin por primeiro. Temos que estar presentes e buscando melhorias para essas comunidades. Ficamos chateados por não ter tanta gente, mas isso faz parte”, ressaltou o presidente da Câmara, vereador Mauro França da Costa (MDB).

“Foi uma sessão muito boa. Tivemos poucas pessoas presentes aqui, mas houve colocações positivas que ajudam a crescer a comunidade. A política, infelizmente, pelo desgaste nacional, as pessoas não costumam participar. Mas não dá para desistir. Fizemos um apelo para que as comunidades participem para reivindicar o que é importante para cada uma delas”, reforça o vereador Caio Magoga (PDT).

A líder comunitária e da Pastoral da Criança na Vila Felin, Liege Alves de Castro, credita ao forte frio que fez naquela noite, a baixa participação da comunidade.

“É muito importante recebermos os vereadores aqui. Infelizmente fez muito frio e não veio muita gente. Mas é importante que os vereadores venham aqui para nos escutar”, destacou.

O vice-prefeito Vilmar Foletto levou boa notícias aos moradores, já que está tramitando junto ao Deputado Federal Márcio Biolchi (MDB) uma emenda para o calçamento de toda a vila. Além disso, ele também indicou a necessidade de melhorias no salão comunitário para que possam ser realizados eventos.

“Esperávamos mais gente, mas acho que o pessoal achou a noite muito fria. Mas era uma oportunidade da comunidade reivindicar as suas demandas, mas não faltarão outras oportunidades quando poderão se fazer presente, e a Câmara tem esse papel de ouvir. É dever também do prefeito e do vice chegar até as comunidades e ouvi-las. Precisamos ampliar esse centro comunitário, fazer uma cozinha ampla, até para a comunidade poder fazer eventos. Faltam talheres, pratos. É preciso ter o mínimo para quando eles quiserem fazer um encontro, ter isso. Há um projeto para calçar toda essa vila, que está em tramitação com o deputado Biolchi, para o próximo ano. Confiamos que essa verba vai vir”, relata Foletto.

A próxima sessão descentralizada será no Bairro São Luiz, mas ainda não tem data confirmada.

“A próxima é no Bairro São Luiz, vamos divulgar mais, até porque pode ser que tenhamos falhado nisso também. Queremos a participação, para o pessoal cobrar, dizer quais são as necessidades lá”, finaliza Mauro Costa.