vóEUcristine.jpeg
EUcristine.jpg
WhatsApp Image 2020-12-24 at 00.36.43.jpeg
carine.jpeg

Histórias vencedoras do Concurso Minha História de Natal do Tribuna de Restinga 2020

Os vencedores do Concurso Minha História de Natal no Tribuna de Restinga, foram conhecidos. Natal da Gratidão  de Cristiane M. Gonçalves foi a vencedora e a segunda colocada foi Carine Gomes contando  Lembranças de Natal.

Para o julgamento as histórias enviadas foram escolhidos  por um jurado e duas juradas. O julgamento ficou a cargo do professor Eldiro Ceolin, a professora Madalena Hentschke e a próxima Secretária de Educação, Silvia Mohr.

Os jurados não sabiam os nomes dos autores das histórias e a escolha se deve pela historia mais original com pontuação de 1 a 5.

No caso do segundo colocado houve empate e o Tribuna de Restinga fez um sorteio para fazer a escolha da história.

Confira as histórias:

Natal da Gratidão,

Fui criada pela minha vó, Elia Menezes Gonçalves ( In Memorian ) numa pobreza extrema. Quando criança, mesmo em meio às dificuldades, a gente não tem noção dos sacrifícios que os adultos fazem para nos manter alimentados e não deixarem nossos sonhos morrerem. É uma pena eu não ter dito a ela que aquele foi o MELHOR NATAL DA MINHA VIDA.

Lá pelos meus 5 anos, pedi a minha saudosa vózinha que fizesse uma árvore pra esperar o bom velhinho (que não foi, óbvio). E ela fez, a árvore MAIS LINDA DO MUNDO (que hoje eu sei o valor).

Infelizmente eu não tenho foto, mas a imagem é tão nítida pra mim nos meus 46 anos que é como se eu a tivesse vivido ano passado.

A árvore foi feita assim: (pena que não sei desenhar)

Galho seco de laranjeira, enterrado numa lata velha de tinta, limões verdes que ela fez pequenos buracos e revestiu com papel prateado que vinha nos maços de cigarro, pra serem as bolinhas. e tinha sim presente pra mim, um esmalte rosa pink que eu tinha pedido para o Papai Noel em oração.

Se hoje a minha vó/mãe fosse viva eu faria uma árvore bem colorida, cheia de presentes só pra agradecer o melhor natal que eu já tive.

Feliz Natal vó, e olhe sempre por nós. GRATIDÃO.

Cristiane M. Gonçalves

Lembranças de Natal.

A minha história de Natal não e bem uma história são lembranças boas que a gente vivia quando era criança.

Nas vésperas do Natal a gente descia a avenida porque tinha festa de Natal na praça era papai Noel pra todo lado. A sorveteria da Vó Picolés era nossa alegria voltávamos com as sacolas cheia de doces pra nossa alegria.

Era tão bom o Natal quando se juntava toda família, avós, tios e primos nos juntávamos no salão do meu avô no Boqueirão da Estiva. Era tão bom. Tinha a mesa farta e muitas risadas e presentes.

Passava carro com Papai Noel o dia todo atiram balas era a felicidade da criançada.

No dia de Natal a gente ia pra minha avó paterna a família era enorme, e os primos eram tantos que dava pra fazer dois times de futebol. Era a maior alegria agente era feliz e mal sabia.

Essa é minha história de Natal, e lembrar que a família e a nossa única prioridade.

Carine Gomes.

 

Comentários