IMG_2329.jpg
Fotos: Tribuna de Restinga.
IMG_2341.jpg
Protógenes com a capa de seu disco feito por Iberê Camargo
IMG_2351.jpg
IMG_2354.jpg
IMG_2356.jpg

Registrando a história de Iberê Camargo através de suas obras, amigos e Restinga Sêca

No último dia 18 de novembro foi aniversário de Iberê Camargo. O artista restingunese completaria 106 anos.

Em meio às comemorações, o Tribuna de Restinga conversou com Thais Danzmann Chaves que é Pedagoga, Especialista em Docência no Ensino Religioso e Especialista em formação em Artes e Mestranda em Patrimônio Cultural-UFSM.

Thais possui um trabalho de pesquisa sobre o artista restinguense, Iberê Camargo em sua Terra Natal e como o objetivo é registrar as memórias de amizades, através dos memorialistas amigos ainda vivos de Iberê.

“Foi amor à primeira vista pela intensidade do trabalho expresso na arte de Iberê”, lembra.

Para saber mais sobre Camargo ela conversou com Idalisa Zimmer, 91 anos, e Professor Protógenes Solon de Mello, 86 anos, ambos amigos de Iberê.

No dia do aniversário do artista, eles estiveram na Estação Ferroviária de Restinga Sêca para homenagear o filho ilustre de Restinga e contar um pouco da sua convivência.

“Eu conheci ele aqui na Restinga . Vi em uma revista em 1958 e vi o nome de Restinga Sêca fui ver quem era, aí era o Iberê Camargo. E tive a oportunidade de apertar a mão dele, pela primeira vez, ali no Hotel Central. Nossa convivência foi uma coisa muito rápida, a gente não tinha tempo, mais de passagem. Teve um dia, só que na fazenda, que tive mais tempo”, relembra a senhora Idalisa. 

Já o professor Protógenes conheceu Iberê no Rio de Janeiro em uma de suas especializações.

“Eu conheci ele lá no Rio de Janeiro, como ele era de Restinga nós iniciamos a amizade  lá. Depois, em Porto Alegre quando residi lá. Quando eu saía do meu expediente, eu o encontrava no seu passeio, na Rua da Praia para aqueles lados, então nos encontrávamos e tomávamos um cafezinho, e ele perguntando das coisas de Restinga. Ele sempre tinha interesse nas famílias que ele conhecia e perguntava por cada uma”, contou. 

Protógenes gravou um disco de música clássica em que Iberê Camargo foi o autor da capa com as pinturas.

O trabalho da pesquisadora também aborda suas passagens pelo município e prospecção de fontes primárias, por meio de materiais iconográficos referentes ao artista plástico como fotos, desenhos, recortes de jornais, cartas e até mesmo obras do artista presentes na comunidade. 

Thais é identificada com a questão da Educação Patrimonial, e promoção da valorização das referências culturais e identitárias de Restinga Sêca. 
“O estímulo ao uso da história e memória do município dentro da localização e valorização na Quarta Colônia, incitar a preservação do patrimônio cultural, desenvolver atrativos que consigam garantir produto turístico e tenham poder de atrair público e, consequentemente, capitalização”, revela. 

O produto final da pesquisa consiste em uma Exposição Itinerante Autoexplicativa materializada em fotos, vídeos e posterior publicação, tendo como público alvo escolas, clubes, igrejas, agências bancárias, Câmara Municipal e átrio de empresas. Ainda contará com oficinas “Espaço Visitantes”, onde será possível deixar mensagens, colorir a partir das impressões identificadas durante a visitação e expô-las no local. Também é um material voltado à acessibilidade/deficientes visuais e auditivos, idosos e para uso em mídias digitais. 

"Também como produto terei material pedagógico com as principais obras de Iberê no formato que quebra cabeça e espaços que ele valorizava no município considerados hoje turístico como: Buraco Fundo, Estação, Caixa D'água", contou.

No dia de ontem também estavam presentes na Estação Férrea de Restinga Sêca o Prefeito Paulo Ricardo Salerno e o vice-prefeito Vilmar Foletto que falaram um pouco sobre o trabalho e Iberê Camargo.

O prefeito falou da importância de ter Idalisa e Protógenes como pessoas que conheceram e sabem da história de Iberê para o município.
“Nada mais justo que estarmos aqui relembrando com duas pessoas que conviveram com ele e tiveram uma história relacionada com Iberê, e que guardam as memórias de Restinga Sêca”, falou Salerno.

O vice prefeito lembrou que Iberê Camargo fazia questão de falar que era da cidade. E a data do seu aniversário é importante sempre.
“Ele fazia questão de dizer que inspirou e engoliu os primeiro goles de ar foi na nossa querida Restinga Sêca . É uma data importante, é um filho ilustre importante que jamais esqueceremos e que levou o nome de Restinga Sêca para os quatro cantos do mundo”, lembrou.

Comentários