WhatsApp Image 2020-10-30 at 11.30.19.jpeg
Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Saionara da Rosa Wadi,Foto: Tribuna de Restinga.

Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Saionara da Rosa Wadi, falou dos números da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação em Restinga Sêca

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação começou no último dia cinco de outubro. O público alvo são as crianças de 12 meses a menores de 5 anos e adolescentes até 15 anos.

O programa Panorama Geral, da Rádio Líder Fm,104,9, conversou na manhã desta sexta-feira (30), com a Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Saionara da Rosa Wadi, que falou dos números da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação em restinga Sêca.

Conforme Saionara, os dados do Rio Grande do Sul estão abaixo e por isso foi pedido para que se fizesse mais uma divulgação da campanha.

“É a primeira campanha nacional este ano da pólio. A última foi em 2018. Também estamos na segunda campanha nacional das multivacinas”, lembrou.

Os números computados até a quinta-feira (29) apontam que das 631 crianças, abaixo dos cinco anos registradas, em Restinga Sêca, já passaram pela Sala de Vacinas para serem para receberem a dose mais de 450 crianças. No último sábado (17) foi realizado o “Dia D”, onde compareceram 276 para checagem e vacinadas 131 ao todo.

“Isso dá um percentual que atingimos de 72% a 75 % de crianças vacinadas no município. Mas nós queremos é 99,9% de vacinação no município, hoje (30) possivelmente já aumentou esse número”, aponta

Para quem ficou atrasado pode ir ate o posto de vacinação que será verificado a carteira de vacina e se for necessário será atualizada. A vacina da pólio é obrigatória.

Como funciona o esquema de vacinas

O esquema vacinal de poliomielite é composto, atualmente, por duas vacinas: a injetável aplicada em três doses aos dois, quatro e seis meses de vida da criança, e a vacina oral aplicada aos 15 meses e aos quatro anos. Nesta campanha, todas as crianças dessa faixa etária terão a avaliação de sua situação vacinal para poliomielite. As maiores de um ano que estiverem com seus esquemas vacinais em dia receberão uma dose da vacina oral, a chamada dose D (indiscriminada). Para as crianças que estiverem com seus esquemas de vacinação de poliomielite em atraso, haverá a atualização.

A Campanha de Multivacinação, por sua vez, tem o intuito de atualizar a situação vacinal da população até 15 anos de idade, de acordo com as indicações do Calendário Nacional de Vacinação. O objetivo é, além de aumentar as coberturas vacinais, diminuir ou controlar a incidência de doenças imunopreveníveis. Por ser uma estratégia de atualização de esquemas em atraso, não se trabalha com metas. A avaliação será realizada a partir das doses aplicadas e registradas nos sistemas de informação no período.

Covid-19

Saionara salienta que estão sendo seguidas as medidas de segurança para evitar o contágio da Covid-19.

Campanha estendida pelo Governo do Estado.

Em consequência da baixa cobertura da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite no Estado, a Secretaria da Saúde (SES) divulgou ontem (29) a decisão de prorrogar o prazo da estratégia até 21 de novembro.

 

Comentários