tomo crânio (2).jpg
Hospital Moinhos de Vento possui um dos três centros de atendimento de AVC do Brasil com status ouro concedido pela Organização Mundial de AVC 

Dia Mundial do AVC: iniciativa global para reduzir casos pela metade será lançada em Porto Alegre

Uma em cada quatro pessoas terá um acidente vascular cerebral (AVC) ao longo da vida — doença que pode acontecer com qualquer perfil, em qualquer idade. Porém, segundo a Organização Mundial de AVC (World Stroke Organization-WSO), 90% dos casos poderiam ser evitados.

Celebrado em 29 de outubro, o Dia Mundial do AVC será especial no Rio Grande do Sul: a data marcará o início de uma iniciativa mundial para reduzir os casos pela metade. O Cut Stroke in Half é um programa da WSO que vai iniciar na capital gaúcha, com a liderança do Hospital Moinhos de Vento em parceria com o Ministério da Saúde e a Prefeitura de Porto Alegre. Serão capacitados profissionais da atenção primária para a prevenção a partir do tratamento da hipertensão e dislipidemia (colesterol alto) e de mudanças no estilo de vida. O lançamento será às 10h30 da manhã, em evento online. 

A chefe do Serviço de Neurologia e Neurocirurgia do Hospital Moinhos de Vento, Sheila Martins, alerta para os dez fatores de risco que podem ser prevenidos. São eles: hipertensão arterial, fibrilação atrial, obesidade, diabetes, colesterol alto, inatividade física e sedentarismo, alimentação inadequada, estresse e depressão, fumo e consumo excessivo de álcool. “Manter essas doenças controladas e ter hábitos saudáveis são duas medidas que salvam vidas. A prevenção é a maior aliada na luta contra o AVC. 36% dos casos são atribuídos ao sedentarismo, ou seja, uma condição que pode ser evitada com 30 minutos de atividade física por dia em cinco dias da semana”, cita a neurologista.

 A iniciativa

Serão incluídos no programa Cut Stroke in Half pacientes de médio risco — ou seja, com pressão um pouco aumentada, mas que não têm indicação para tratamento. O objetivo é comprovar os benefícios de tratar essas condições. “Eles serão divididos em quatro grupos e observados por um período de três anos. Um será tratado com uma polipílula para controle da pressão e colesterol e o cuidado usual da atenção primária. O tratamento de outro grupo terá, além da polipílula e do cuidado usual, o monitoramento do riscômetro para melhorar os hábitos. O terceiro grupo seguirá as orientações do riscômetro com o acompanhamento dos agentes de saúde. E o último será mantido com o cuidado usual das unidades de saúde, que é como acontece com todos os pacientes hoje”, explica Sheila Martins, que também é vice-presidente da World Stroke Organization, coordenadora da Campanha Mundial na WSO e presidente da Rede Brasil AVC.

Segundo o secretário municipal de Saúde de Porto Alegre, Pablo Stürmer, a atenção primária, por meio das unidades de saúde, tem papel fundamental no cuidado do AVC em diferentes momentos. “As ações focadas no combate aos fatores de risco ajudam a diminuir sua incidência. No atendimento do caso agudo, a identificação precoce do AVC e pronta mobilização da rede de urgências pode ser determinante na recuperação do déficit. E no cuidado continuado, é fundamental para coordenar o acesso à reabilitação e em controlar os fatores de risco para recorrência", destaca Stürmer.

Referência no tratamento do AVC

A iniciativa será ampliada para todo o Brasil e para o mundo. Porto Alegre foi escolhida como ponto de partida por ser considerada uma referência pela Organização Mundial de AVC no atendimento e tratamento da doença para países em desenvolvimento. A cidade tem o maior programa brasileiro de implementação de centros de AVC, plenamente de acordo com as normas internacionais e habilitado conforme critérios do Ministério da Saúde.

Dos 74 hospitais do SUS do Brasil habilitados como centros de AVC, 16 estão na Região Metropolitana da capital gaúcha, e 21 no Rio Grande do Sul. Todos foram capacitados pela equipe do Hospital Moinhos de Vento, instituição que é referência nacional na especialidade. “O objetivo da WSO é estruturar no mundo inteiro uma rede de assistência nesse modelo — que contempla prevenção, tratamento e cuidados pós AVC. É o reconhecimento de um trabalho que desenvolvemos há mais de 15 anos no Brasil”, salienta Sheila.

 Dia Mundial do AVC

O AVC é a segunda causa de morte no mundo e a primeira causa de incapacidade. Com foco na prevenção, a campanha mundial de 2020 tem como tema "Don't be the One" ("Não Deixe que Seja Você"). Para conscientizar e mobilizar a comunidade, estão sendo realizadas palestras e atividades guiadas, inclusive para crianças. As ações envolvem organizações de todo o Brasil e do mundo, com destaque para o concurso de danças como forma de incentivar a prática de exercícios físicos. Tudo transmitido ao vivo pela internet. Confira a programação:

 28/10/20 (Quarta-feira)

16:00 - A importância do exercício para a saúde e redução do risco de AVC

16:20 - A importância da alimentação para a saúde e para prevenção

16:40 – Existe vida após AVC: o papel da reabilitação

17:00 - Aula de dança online

29/10/20 (Quinta-feira) – DIA MUNDIAL DO AVC

10:00 Abertura do Dia Mundial

Cadeia Mundial de Dança no Mundo

Show musical

10:30 – Corte o AVC pela metade: programa de prevenção na atenção primária

11:15 – World Stroke Campaign na Iberoamerica – principais ações para alertar a população sobre o AVC e sua prevenção.

15:15 - Associações de pacientes - a importância para a inclusão e o suporte pós AVC (20 min para cada)

17:30 – Dançando contra o AVC – Apresentação

18:00 – Cadeia Mundial de Dança

- A cadeia mundial de dança no Brasil

- Concurso melhor cadeia no Brasil – FINAL

Informações e foto: Hospital Moinhos de Vento 

 

Comentários