23bc1b81-21ae-4f32-8f1a-8b1345a9133d.jpeg
Foto: Arquivo/Tribuna de Restinga.

Antonina Cavalheiro, Secretária da Educação, falou sobre o Ideb, a pesquisa sobre volta às aulas e plataforma de educação digital de Restinga Sêca 

Em entrevista concedida para o Tribuna de Restinga e para o programa Panorama Geral, na sexta-feira (25), Antonina Cavalheiro, Secretária da Educação, falou sobre o Ideb, a pesquisa sobre volta às aulas e plataforma de educação digital de Restinga Sêca.
Foi divulgado no dia 18 de setembro o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2019 que monitora o desempenho da educação no Brasil. Os dados são referentes aos dados levantados em 2018. A média de Restinga Sêca ficou em 4,8, de 8º e 9º anos e 4,3 nos dos  4º e 5º anos. Os números não alcançaram as metas traçadas.

“Nossa média 4,8 nos anos finais, quando a meta é 5,4 e 4,3 nos anos inicias, quando a meta é de 4,8. Na verdade, não estamos muito longe, mas eu considero muito difícil a situação. Nós sabíamos da dificuldade em educação visto que entramos aqui e começamos um grande trabalho de planejamento e de estudos e planejamentos”, disse.

Antonina diz que o pensar na educação como um todo e o planejar novos tempos e novas metodologias foram a base do desenvolvimento e trabalho para melhorar o ensino que estava em dificuldade. 

“Tivemos mudanças de metodologia, claro que pegamos o tempo de estudo da Base Comum Nacional Curricular que foi aprovada. Só esse já dá na educação um grande impulso. Porque é o pensar a educação como um todo, o planejar”, salienta.

Os índices não foram alcançados, mas o trabalho será intenso para que as próximas metas sejam alcançadas, mesmo diante de todos os problemas enfrentados.

“O índice está baixo, temos consciência que temos que melhorar e estamos com certeza melhorando. Se esse ano fosse um ano normal de estudos nós teríamos certamente uma melhoria significativa desse índice. São de anos que as escolas têm esse conhecimento e estão se esforçando dentro das suas limitações para atingir os índices.”

O Ideb foi criado em 2007 e monitora o desempenho da educação no Brasil.  Ele é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar realizado todos os anos, e médias de desempenho nas avaliações do Inep, a Prova Brasil (para Idebs de escolas e municípios) e a Saeb.

Retorno às aulas
Antonina falou que a SEC está junto com as escolas fazendo um plano de contingência para o retorno às aulas. E junto com a Secretaria de Saúde trabalham para verificar o retorno às aulas em Restinga Sêca. E não há uma data certa para o retorno.

“Tenho muito medo de dizer retornem às aulas e dar um problema com um aluno, com um professor, com alguém da família de quem está frequentando esta aula. É uma decisão muito difícil, e que estamos em conjunto com a Secretaria de Saúde, o Ministério Público. Nós estamos pensando e pesquisando”, falou.

Falando a respeito da pesquisa com um questionamento para saber melhor a opinião dos pais e da comunidade com a seguinte pergunta: Se as aulas começarem você mandará seu filho? 
O resultado depois de ouvirem mais de 1000 pessoas entre alunos, pais e professores é que a maioria não quer enviar seus filhos para escola, neste momento. Os pais terão autonomia de dizer se querem os filhos ou não dentro da sala de aula. Eles irão até as escolas e dizer se querem ou não seu filho, e continuando com as aulas remotas.

“Vamos primeiro priorizar a opinião da Secretaria da Saúde, e aguardar os pais que ficam na liberdade de mandar ou não seus filhos e optarem pela forma de ensino que querem”, salientou. 

Nova plataforma da educação no município
Conforme entrevistas anteriores, a Secretária havia dito que a SEC municipal criou uma plataforma de educação digital de Restinga Sêca, que está sendo feita por uma empresa contratada e está quase finalizada. Toda parte será informatizada e ali estará o portal do professor e do aluno. A plataforma está em seus últimos ajustes.

Comentários