WhatsApp Image 2020-09-26 at 12.10.42.jpeg
Foto: Arquivo Tribuna

Dois casos da Covid-19 no Hospital de Caridade São Francisco de Restinga Sêca

Foi confirmado na manhã deste sábado (26), pela Secretária de Saúde de Restinga Sêca, Jocelaine Brauner, dois casos positivados dentro do Hospital de Caridade São Francisco de Restinga Sêca.

“De forma muito transparente informo para a população que estamos com dois casos confirmados de coranavírus de profissionais de enfermagem no Hospital. Não serão  divulgados  nomes, porque os nomes só podem ser divulgados por elas mesmas,. Legalmente não podemos citar nomes sem a autorização”, disse.

Ainda conforme a Secretária, estão sendo seguidos todos os protocolos do Ministério da Saúde para segurança dos profissionais e pacientes.

Sobre os demais profissionais do Hopistal, Jocelaine disse que todos os profissionais estão sendo testados.

“Os que apresentarem sintomas serão afastados, os assintomáticos, ou seja, os que não apresentam sintomas continuarão trabalhando com todos os cuidados e epis necessários”, relatou.

Os pacientes internados estão sendo orientados pessoalmente pela equipe do HCSF. As visitas já estavam suspensas e continuarão. A troca de acompanhantes ainda continua uma vez no dia,  e devem usar máscara  em tempo integral e evitar circular de forma desnecessária dentro do hospital.

Em relação aos internados e aos que tiveram contato com os positivados, é necessário que sigam as orientações repassadas no Centro de Atendimento.

“As  pessoas que estiveram internados ou que acham que tiveram contato pedimos calma e que sigam as orientações de só procurar o atendimento no Centro de Atendimento e enfrentamento ao covid 19 se apresentarem sintomas, como é a orientação para todas as pessoas, ademais seguir todos os cuidados” salienta.

ATUALIZAÇÃO: o Diretor do HCS Francisco, Jose Luiz Cavalheiro, conversou com o Tribuna no início da tarde de hoje.

Cavalheiro disse que a confirmação ocorreu na sexta-feira (25) a tardinha. E salienta que o Hospital vem desde março disponibilizando aos funcionários os EPIs necessários  para a proteção do trabalhador e principalmente dos pacientes.

"Além disso, tomamos providências  em conjunto com a Secretaria de Saúde e seu departamento de vigilância, até agora, já foram efetuados testes em todo o quadro funcional", disse.

Com referência aos pacientes internados, foi solicitado aos médicos que somente baixem aqueles pacientes que realmente necessitam maiores cuidados.

Referente aos servidores que atestaram positivados, eles foram afastados após a constatação dos testes e estão sendo monitorados. Já os demais continuam trabalhando.

Referentes a exames e outros procedimentos do hospitral, Cavalheiro disse que sejam obedecidos os horários agendados. "Os exames de ultrassom e de raio X continuam agendados, porém pedimos que os interessados obedeçam o horário agendado", destacou.

Segundo o diretor, são reinterados os cuidados e normas já estabelecidas estão sendo seguidas.

"É importante esclarecer à população que não há motivo para pânico, visto que todos os cuidados previstos pelas Normas Técnicas com  o intuito da preservar a saúde de todos estão sendo tomados.
Também quero salientar o trabalho dos profissionais em Saúde, está sendo feito com muito zelo e ética", salientou.

Comentários