Mobilização gigante em São Miguel
Um dia após o governo federal anunciar um acordo com os sindicatos dos caminhoneiros reduzindo o preço do diesel, os protestos continuaram em todo o país.
Na segunda-feira, 28 de maio, o comércio e a indústria de Restinga Seca, convocados pela Associação do Comércio e Indústria e Câmara dos Dirigentes Logistas organizou uma carreata com ônibus, caminhões e carros que saiu da cidade às 14h e deslocou-se até a RSC 287 em São Miguel em apoio ao protesto.
A carreata ocupou cerca de 5 quilômetros no deslocamento, com buzinaço, bandeiras do Brasil, carro de som e gritos de ordem contra o governo federal.
Produtores rurais também marcaram presença levando sua indignação com os altos impostos e contra o preço dos combustíveis.
A prefeitura decretou ponto facultativo na segunda-feira, e suspendeu as aulas até a próxima segunda-feira, dia 4 de junho. O prefeito Paulo Ricardo Salerno, juntamente com os secretários, funcionários públicos e vereadores juntaram-se a outras lideranças e às 15h a rodovia foi interrompida e os manifestantes entoaram o Hino Nacional Brasileiro e o Hino Riograndense.
Logo após seguiram os discursos e por volta das 17h os ônibus e veículos particulares começaram a retornar para a cidade.
BLOQUEIOS CONTINUAM
Apesar das concessões do governo federal que garantiu um desconto de R$0,46 centavos por litro de diesel e o congelamento dessa redução por 60 dias, o governo garantiu que o diesel terá aumento no máximo uma vez por mês depois desses 60 dias até o final do ano.
Michel Termer também assumiu o compromisso de implantar um preço mínimo para os fretes e destinar 30% do transporte de produtos da Conab para os caminhoneiros autônomos.
Os caminhoneiros, apesar dessas concessões, seguem mobilizados e agora contam com o apoio de outras categorias pedindo a renúncia do presidente Temer e a redução do preço da gasolina, gás de cozinha e impostos. Na região existem vários bloqueios, a exemplo de São Miguel onde os caminhoneiros seguem firmes e fortes em seu protesto.
OPINIÕES
“Quero parabenizar a todos os caminhoneiros, colonos e motoristas que estão unidos aqui nesse protesto. Agora os governos irão sentir a força do caminhoneiro e do produtor rural que estão unidos em busca de seus objetivos” Marcilio Zimmer, produtor rural aposentado.
“É muito bonito esse movimento. Tivemos o acolhimento de toda a sociedade restinguense e da maioria dos empresários. A população em geral veio aqui prestigiar e manifestar seu apoio ao movimento e isso é bom, porque renova o espírito de união e faz com que o produtor e o caminhoneiro permaneçam firmes em busca de melhorias para toda a sociedade” André Tonetto, presidente Associação dos Arrozeiros.
“Eu acho BM esse movimento para rever esse alto custo do óleo diesel que está um roubo. Temos que continuar a manifestação, dar os parabéns aos caminhoneiros e lutar pelos nossos interesses” Dinarte Cantarelli, produtor rural.
“Esse é um movimento do povo brasileiro e tudo que for conquistado nessas movimentações, o reflexo será sentido por toda a população. O que estamos percebendo é que a população está apoiando e aderindo a esse movimento e isso simboliza a revolta da nossa população contra o governo estadual e federal por esse massacre de impostos que eles nos impõe” Sidiclei Dotto, presidente da Associação do Comércio e Indústria de Restinga Seca.
Supermercados
Supermercados Super da Avenida e Ponto Alto Supermercado, segundo o proprietário Paulo Heinsch, estão em falta alguns hortigranjeiros, gás de cozinha, algumas frutas e poucos outros produtos. No mais o abastecimento está normal.
Supermercados Concari Matriz e filial está tudo normal, com exceção de ovos.
Supermercado Cotrisel tudo normal com exceção de alguns produtos da feira e da mercearia.
Supermercado Tradição: normal com exceção de ovos, pão e carne que já estão quase acabando.
Gás de cozinha
Gás do Inácio: ainda tem
Pontual Distribuidora: ainda tem gás
Gás Tronco: não tem
Cia do Gás e Gás Pedron: Não atenderam nossa ligação
Postos de combustíveis receberam gasolina na tarde de hoje. População fez fila para abastecer.
Comentários