WhatsApp Image 2020-09-17 at 11.39.57.jpeg
Lenice e Geziel no estúdio da Rádio Líder Fm.

Descarte correto de óleos é o foco da campanha da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente

O Diretor de Meio Ambiente, Geziel Soares, e a Engenheira Florestal, Lenice de Carli, conversaram no programa Panorama Geral, da rádio Líder Fm 104,9, e com o Tribuna de Restinga, na manhã desta quinta-feira (17) , sobre o descarte correto dos óleos, de cozinha, vegetais e outros corretamente que faz parte da campanha.

O problema do descarte incorreto de óleos usados é uma preocupação antiga da Secretaria do Meio Ambiente. Através do Departamento de Meio Ambiente foi lançada uma campanha que visa o descarte correto.

Os restinguenses agora em vez de colocar no ralo, no solo, em bocas de lobo ou em algum lugar inadequado, pode ser deixado junto a Coleta Seletiva. Só é necessário que a pessoa tenha em casa uma garrafa pet e a deixe bem fechada quando colocar o óleo.

“Para isso é necessário colocar dentro de uma garrafa pet, o óleo frio, importante não colocar em vidro para que não ocorra o perigo de quebra causando um acidente com os coletores ou inviabilizando a sacola da coleta”, descreve Soares.

A conscientização da população fazendo a ação de um descarte correto servirá para ajudar o meio ambiente da cidade.

“Gostaríamos de frisar o descarte correto desse óleo. Por que um litro desse óleo pode contaminar até 25 mil litros de água, uma vez que ele não se dissolve, ele é insolúvel e isso acarreta na falta de oxigênio na água, o que pode trazer a morte de peixes e outros animais além de contaminar a agua. Não descarte óleo na pia, no ralo no vazo sanitário ou em bocas de lobo e nem no solo”, enfatiza Lenice.

Conforme o diretor, esse óleo irá para uma bombona que receberá a demanda e a cada 15 dias será recolhido.

“Para que funcione a gente precisa da comunidade, precisamos que as pessoas façam o descarte corretamente desse óleo na Coleta Seletiva”, enfatiza Soares.

O diretor também falou do trabalho que o Recanto Maestro faz com o  óleo de cozinha a ser coletado nos locais do distrito e os  envia direto para a Associação Força no Braço, através do Projeto OIKOS, para depois virar sabão biodegradável, pode conferir mais sobre  neste link.

Os estabelecimentos comerciais de Restinga Sêca já estão aderindo à campanha.

“No caso de algumas lancherias e restaurantes, nós conversamos e pedimos que fosse levado até a Coleta. Essa iniciativa foi bem atendida. Alguns já informaram que levam e outros que podem levar lá na sede sem problema”, disse.

Existe um telefone para quem tiver um volume maior de óleo e não conseguir transportar pode ligar para o 55-99131-6040 que será informado de como proceder para que seu óleo seja recolhido.

Comentários