WhatsApp Image 2020-09-03 at 16.04.58.jpeg
As aulas estão sem data definida no município. Foto: Tribuna de Restinga

“É importante falar com toda a comunidade neste momento”, disse em entrevista a Secretária de Educação, Antonina Garcia Cavalheiro, sobre o retorno das aulas em Restinga Sêca

Em uma entrevista concedida na manhã desta quinta-feira (3) para o Tribuna de Restinga e para o programa Panorama Geral da rádio Líder Fm 104,9, a Secretária de Educação de Restinga Sêca, Antonina Garcia Cavalheiro, falou sobre o retorno as aulas presencias no município.

Antonina diz que neste momento as escolas estão elaborando seus planos de contingência. As escolas estão se estruturando de como será em sala de aula, como receber os alunos, como trabalhar, o distanciamento. São atitudes e ações para a segurança dos alunos. Conforme a Secretária as escolas e o transporte escolar estão em um processo de preparação.

“Nós estamos preocupados com a segurança dos nossos alunos, nossos professores e das nossas comunidades”, falou

O retorno das aulas não irá acompanhar o calendário proposto pelo Governo do Estado. A Secretária diz que em setembro as aulas não irão retornar.

“Não temos o planejamento de retomar em setembro o retorno das aulas. Nós não visualizamos voltar. É uma situação que temos que abordar com cautela e um momento difícil”, disse.

Antonina relata que será feita uma pesquisa com um questionamento para saber melhor a opinião dos pais e da comunidade.

“Nós estamos atualizando uma pesquisa e faremos uma pergunta: Se as aulas começarem você mandará seu filho? Então os pais podem ir entrando em contato com as escolas nos dias que elas estiverem funcionando para responder essa questão. Embora já sabemos que muitos não irão mandar seus filhos. O que é um direito que será assegurado aos pais.”, revela.

As atividades para os alunos que não forem para escola continuarão sendo oferecidas de forma remota e não presenciais, conforme foi estabelecido até o momento.

Após todo esse levantamento, será feita uma reunião órgãos públicos, com todas as pessoas envolvidas no trabalho educacional e todos envolvidos na área da saúde para viabilizar uma opinião sobre o retorno ou não das aulas em Restinga Sêca. Também será aberta a discussão para uma possível data para o retorno das aulas presencias.

“A nossa decisão, nosso decreto é que as aulas não tem uma data para retorno”, completa.

Antonina foi perguntada sobre como está a porcentagem de entrega do material que chega até os alunos em casa.

“Nós estamos conseguindo distribuir as tarefas não presenciais para a grande maioria dos alunos. E quando alguém não está em casa, a escola espera. É colocado à disposição o transporte pela Secretaria de Educação, para que a equipe diretiva se dirija até a residência desse aluno e tenham um contato com todo cuidado necessário”, disse.

Outra providência tomada pela SEC municipal é uma plataforma de educação digital de Restinga Sêca, que está sendo feita por uma empresa contratada. Até o fim de setembro a Secretaria de Educação estará informatizada e ali estará o portal do professor e do aluno.

Para os alunos que não tem uma boa internet ou não possuem para acessar esse portal, a escola será o ponto de estudo.

“Nós iremos, com todos os protocolos de saúde e cuidados, colocar à disposição as escolas. Para que eles se dirijam até as escolas e possam lá estudar no seu portal enquanto não há retorno das aulas”.

A Secretária falou a respeito da decisão do Estado começar a planejar seu calendário, que está previsto o retorno no dia oito de setembro, pelas series inicias. Na sua visão é uma contramão, pois os pequenos deveriam ser os últimos a irem para a sala de aula.

“Essa volta as aulas tem que ser com segurança”, finaliza.

Comentários