WhatsApp Image 2020-08-29 at 15.12.14.jpeg
Patrão Sergio e Wendrick. Foto: Tribuna de Restinga.
WhatsApp Image 2020-08-31 at 09.50.33.jpeg
Fotos: DTG Nossa Senhora Aparecida
WhatsApp Image 2020-08-31 at 09.50.48.jpeg
WhatsApp Image 2020-08-31 at 09.51.01.jpeg
WhatsApp Image 2020-08-31 at 09.51.12.jpeg
WhatsApp Image 2020-08-31 at 09.51.21.jpeg

Sérgio Roberto e Wendrick Brinco, Patrão e Diretor Cultural, Artístico e Jovem do DTG Nossa Senhora Aparecida contam um pouco dos 35 anos da entidade tradicionalista

Hoje é a data em que foi fundado há 35 anos o Piquete de Laçadores Nossa Senhora Aparecida. Atualmente passou a ser o Departamento Tradicionalista Gaúcho (DTG) e como sempre faz as suas atividades em prol do Tradicionalismo Gaúcho.

O Tribuna de Restinga conversou com o atual Patrão, Sérgio Roberto de Lima, e o Diretor Cultural, Artístico e Jovem Wendrick Brinco que contaram um pouco das curiosidades e o momento atual do DTG.

Comemorações.

O patrão está em um momento único. Neste 31 de agosto se comemora os 35 anos do DTG e no mês setembro os 100 anos do Sport Club Secco, o qual é a entidade faz uma parceira.

 “Eu me sinto honrado de fazer parte, dessa data que lá atrás foi fundado. E também por estar junto nos 100 anos do Secco”, disse o atual Patrão Sérgio Roberto de Lima, que está a muitos anos atuando dentro do DTG. Estou muito feliz e lisonjeado”, disse o Patrão.

Patroa e carregando o nome e tendo a benção da Nossa Senhora Aparecida.

O DTG teve uma patroa. Seu nome é Maria Helena Vargas que reforma o destaque na história da entidade. E claro sem deixar de mencionar que é a entidade tradicionalista que leva como marca de ser a única que faz uma homenagem a uma santa.

“É a única entidade que tem esse privilégio de levar por tantos anos o nome da Nossa Senhora Aparecida”, destaca Brinco.

A parceria com o Secco.

O Piquete foi fundado na localidade de Aparecida interior do município de Restinga Sêca. Mas em 18 de agosto de 2006 passou a formar uma parceria e passou a ser o Departamento de Tradições Gaúchas do Sport Club Secco como primeiro Patrão Sr. Jeová Machado dos Santos, Capataz Geral Dr. Horácio Costa Borges e Presidente do Sport Club Secco Vinildo Flores Mostardeiro

“Surgiu a ideia de passar para DTG, então o patrão da época conversou com o Vinlindo Mostradeiro, também presidente na época, e fizeram essa parceria. Então CTG foi exonerado, digamos assim, e saiu da comunidade de Aparecida e veio passar para o Sport Club Secco, mas mantendo o nome de Nossa senhora Aparecia”, conta Brinco.

A parte cultural, sempre mostrando as atividades típicas do tradicionalismo gaúcho faz parte e quase que uma marca.

“Além da participação dos rodeios, dessa parte campeira, o Departamento frisa muito o lado cultural desenvolvendo sempre encontros culturais, encontros artísticos, e tantos outros. Porque a 13° Região nos passa é que uma das partes mais importantes do DTG é a cultura”, disse Wendrick.

Desafios de se manter diante da pandemia

Wendrick diz que a entidade se mantém com o pouco da quantia que sobrou do ultimo rodeio. Até o momento é um dos principais fundos financeiros, mas não se sabe até quando será possível ter esse valor para contar.

“Temos ideia de retornar com alguma atividade que traga lucro para entidade, estamos trabalhando junto com a patronagem uma programação virtual para a Semana Farroupilha “.

Para comemorar seus 35 anos dedicados a cultura gaúcha a entidade tem a seguinte programação seguinte programação virtual através de sua página no Facebook, confira aqui todos os vídeos. O vídeo de hoje (31) é o Especial de Aniversário.

Atualmente a Patronagem 2018/2020 é composta da seguinte forma:

Patrão Sérgio Roberto de Lima, Patroa e Agregada das Pilchas Leone Prado de Lima, Capataz Geral e Diretor do Departamento Campeiro Márcio Rodrigues, 1° Sota Capaz; Diretor Cultural, Artístico e Jovem Wendrick Brinco, Diretora do Departamento de Prendas Carlas Verediane, Agregada das Pilchas Rosana Ribeiro, 2° Sota Capaz Vinildo Mostardeiro e Conselho Vaqueano. Além do Curso Danças Gaúchas de Salão Coordenado por Wendrick Brinco e a Invernada Mirim em parceria com a EMEF Francisco Giuliani Coordenada por Carlas Verediane e Wendrick Brinco. Tem como primeira prenda adulta Maria Eduarda Prado de Lima e primeiro Peão Wendrick Brinco.

Comentários