
Foto: Arquivo Tribuna
Governo libera atividades e provas campeiras com bandeira amarela ou laranja no Distanciamento Controlado
Foi anunciado pelo secretário da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Covatti Filho, a liberação de atividades e provas campeiras em municípios com bandeira amarela ou laranja no Distanciamento Controlado. A liberação só foi possível após consulta ao Comitê de Análise de Dados da Covid-19.
As provas devem seguir restrições de decretos estaduais, as normas da Secretaria da Saúde (SES) e, especialmente, a Nota Informativa 18 COE/SES-RS, do Centro Estadual de Vigilância em Saúde, de 13 de agosto de 2020. A nota lista 42 recomendações que devem constar nos protocolos das competições esportivas a serem realizadas em território gaúcho, entre as quais a proibição de público externo. A autorização final ficará a cargo do município sede da competição.
Conforme Covatti Filho, as competições devem apresentar um plano de contingência para prevenção e controle à Covid-19. "É possível retomar a realização das provas campeiras, desde que todos os protocolos de prevenção à saúde sejam rigorosamente cumpridos", disse o secretário.
Restinga Sêca pertence a região de Santa Maria que está com bandeira laranja, até o fechamento desta matéria. O Tribuna de Restinga conversou com o patrão do Centro Tradicionalista Os Vaqueanos, Odair Antunes, sobre a liberação. Antunes fará uma reunião para ver a viabilidade de se conseguir fazer alguma prova em Restinga Sêca. O patrão está no aguardo do posicionamento do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), que está elaborando uma cartilha que ajudará na realização das provas. Também irá agendar uma reunião com a Prefeitura Municipal para discutir os protocolos necessários para a realização de uma prova campeira.
“Vamos conversar com o prefeito e ver a possibilidade. Nós vamos correr atrás e se possível vamos fazer um rodeio”, disse.
Informações: Governo do Rio Grande do Sul
Comentários