40583645_383318652205958_3998956363253284864_o.png

Em entrevista Secretária de Saúde Jocelaine Brauner fala sobre a situação preocupante da Covid-19 e o aumento de casos em Restinga Sêca

Na tarde desta quinta-feira (13) a Secretária de Saúde, Jocelaine Brauner, concedeu uma entrevista ao Tribuna de Restinga em que falou sobre a situação da Covid-19 no município.

Conforme a Secretária, a situação da Covid-19 em Restinga Sêca é preocupante.

“É ima situação bastante preocupante. Nós tivemos nos últimos 15 dias mais que dobro do número de casos no município”, disse.

A aproximadamente 15 dias atrás, 29 de julho, o município possuia 30 casos positivados. E hoje, 13 de agosto, o número é de 65 casos positivados.  Sendo que existem casos agravados e com motivo de internação.

A Secretária apontiu o aumento de casos nas questões devido q não conscientização, de não respeitar as orientações e recomendações de proteção dadas para todos. E isso prejudica os trabalhos da equipe de saúde.

“A população, na sua grande parte, não vem respeitando as nossas orientações. Embora seja diariamente falado nos meios de comunicação, eu, o prefeito, as equipes de saúde temos orientado que a população mantenha as medidas preventivas, mas isso não está surtindo efeito”, comenta.

Na observação da Secretária um ponto que chama atenção são as aglomerações. Mesmo com a atuação da fiscalização, o principal meio de combate, e evitar que se passe o vírus adiante, é a conscientização da população.

“O mais importante é a conscientização das pessoas. Não adianta um fiscal vir e terminar com a aglomeração, sendo que ele sai e a situação volta a ser a mesma de antes. Que a população entenda a gravidade que estamos tendo neste momento, não só no município, mas no mundo todo.”, aponta.

Os últimos casos positivados mostram que a maioria é do mesmo núcleo familiar. O importante,¹ nesse momento, quando a pessoa passa a ter os sintomas gripais, é que todo o núcleo familiar seja isolado.

“São várias famílias que deram os resultados positivos. Dentro daquele núcleo familiar são várias pessoas que testaram positivo. Por isso, é importante quando a pessoa estiver com os sintomas gripais, todo aquele núcleo familiar, que convivem diariamente, eles também deva m ficar em isolamento mesmo que não apresentem sintomas”.

Outra questão que é pedido por Jocelaine, é que as pessoas evitem fazer reuniões e festas e também evitar receber visitas nesse momento.

“Nós estamos vivendo em um momento diferente, é uma pandemia . Não  é um momento normal, nas atitudes que estamos tendo agora. Nós vamos demorar muito para voltar para nossas vidas normais, e vamos contaminar muita gente, vai levar muitas vidas, vai prejudicar nosso comércio  é um conjunto”, diz.

O pedido é para que se faça uso das recomendações de prevenção.

“Pedimos que as pessoas usem as máscaras, estamos vendo muitos sem. Seja consciente, tenha respeito com o outro que está usando, é um cuidado com a tua saúde e respeito e cuidado com a saúde do outro. Sigam as recomendações de precaução que estão sendo passadas”.  

 

Recomendações caso tenham sintomas e como fazer para denúncias à fiscalização.

Se a pessoa tiver sintomas de Covid-19 ou quiser informações a respeito de como proceder, existe o número do Tele Atendimento que é o (55)99114-9895 e disponível para atendimento das 8 às 12h e das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira.

Havendo necessidade será indicado ao paciente procurar uma unidade de saúde.

Também existe o Centro de Atendimento e Enfrentamento ao Covid-19 que funciona no Posto Central das 13h às 22h com uma equipe especialmente para as síndromes gripais.

Havendo aglomerações pode se fazer a denúncia no horário de expediente da prefeitura e deve ser feito através do número 55-3261-3200 e a partir das 17h, finais de semana e feriados, deve-se ligar para a Brigada Militar pelo telefone 55-3261-1170 que a guarnição irá acionar a fiscalização de plantão para fazer a abordagem.

Comentários