WhatsApp Image 2020-08-05 at 18.02.29 (1).jpeg
Fotos: Tribuna de Restinga e Arquivo Tribuna de Restinga.
1.jpeg
Efetivo atual comandada pelo Tenente Sandro Moretti.
4.jpg
O corte da fita que marcou a inauguração no dia da cinco de agosto de 2005.
5.jpg
O primeiro caminhão.
2.jpg
Os primeiros uniformes na inauguração em 2005.

5° Pelotão de Bombeiro Militar de Restinga Sêca completa 15 anos

“Restinga Sêca tem Corpo de Bombeiros.

No dia cinco de agosto de 2005, ocorreu a instalação da 6° Seção de Combate a Incêndio. O evento contou com a presença do Secretário de Justiça e Segurança, José Otavio Germano, do prefeito Tarcizo Bolzan, além de outras autoridades civis da região da Quarta Colônia.

A 6° SCI é composta por oito militares e oito servidores públicos municipais comandados pelo primeiro Sargento Renato Dutra.

Também foram entregues um caminhão reformado que deverá suprir a demanda no município nas operações de emergência e um Fiat uno para operações administrativas.

O atendimento as emergências em Restinga Sêca, bem como a prestação de socorro à comunidade tornou-se mais ágil e eficiente a partir da instalação do Corpo de Bombeiros no município.”

Esta parte acima é do jornal Tribuna de Restinga número 29 de 16 de julho a 15 de agosto de 2005, que cobriu a inauguração do que hoje é o 5° Pelotão de Brigada Militar de Restinga Sêca.

“Hoje há 15 anos atrás foi a realização de um sonho, que foi um sonho pensando que Agudo tinha um Corpo de Bombeiros Voluntários, eu tinha um sonho de ajudar a trazer um Corpo de Bombeiros para Restinga Sêca, devido à necessidade de ter algo por perto em um momento de imprevisto”, conta a idealizadora de trazer uma guarnição para o município, Dorali Plate.

Dorali era ex-presidente do Rotary Club de Restinga Sêca e em uma conversa com Vinildo Mostardeiro e Candido Lemos, e sendo Lemos que intercedeu junto ao Governo do estado para que fosse feita uma audiência com o Secretário da Justiça e Segurança na época, José Otavio Germano, que acenou a ideia da possibilidade de conseguir trazer um corpo de bombeiros para o município.

A guarnição primeiramente foi inaugurada e instalada na Avenida Júlio de Castilhos, onde a prefeitura ofereceu o prédio atrás da prefeitura.

“isso é uma gratidão tão grande, por que todas as vezes que se fala em bombeiros, todos sabem que saiu daqui e todos lembram da Dora. E no dia da inauguração tinha uma faixa que eu relembrei que dizia assim: “O sonho realizado”, então essa faixa me marcou muito , mas não é um sonho só meu , mas do Rotary, da comunidade de Restinga concretizada e que hoje completa 15 anos”, destaca Dorali.

5° Pelotão de Bombeiro Militar 15 anos depois.

Hoje ele atende a nove municípios da região. Tem sua sede própria inaugurada em setembro de 2016, localizada no Centro de Eventos de Restinga Sêca, realizada coma parceria entre Prefeitura, Aci/CDL, Rotary Club e Lions Club. T

Também, e de acordo com a Lei complementar 14920, passou a ser chamado de 5° Pelotão de Bombeiro Militar.

“Hoje prestamos serviços em diversos tipos de ocorrências, tanto combate a incêndio, salvamento, proteção ao material, proteção a vida, examinar planos de prevenção. Temos uma estrutura muito boa, uma viatura nova, um corpo de efetivo qualificado e os EPIs de primeira linha”, salienta o comandante atual do 5° Pelotão, Tenente Sandro Moretti.

Moretti destaca que há dois anos os Bombeiros de Restinga Sêca foram desvinculados da Brigada Militar o que dá mais autonomia para o comandante atuar nas ações.

Conforme Moretti, os próximos anos serão sempre de evolução. Com a ajuda do Furebom pode se conseguir adquirir mais materiais, equipamentos para manter o efetivo atualizado e protegido durante as ocorrências. E assim que passar a pandemia será investido em cursos e especializações do efetivo.

“O futuro a Deus pertence, mas quero continuar incentivando mais e mais o efetivo”, salienta Moretti.

Comentários