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Foto: Reprodução/Internet
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Em projeto prevê um trevo ou uma rótula na ligação de acesso ao Centro de Eventos.
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Muitos buracos fazem com que o trânsito fique lento na ponte do Catirina
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Muitos buracos profundos fazem com que os motoristas reduzam a velocidade.
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A obra foi liberada em novembro de 2019.
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Buracos começam a surgir na ERS-149.

Em entrevista, Secretário de Logística e Transporte do Rio Grande do Sul Juvir Costella

O Secretário de Logística e Transporte do Governo do Rio Grande do Sul, Juvir Costella, falou na manhã desta terça-feira(21) no Programa Panorama Geral e para o Tribuna de Restinga a respeito da Ponte do Catirina, e o que será possível fazer para melhorar as condições da RSC-287 entre Paraíso do Sul e Santa Maria e também a ERS-149.

Começando a entrevista foi perguntado do por que depois de pouco mais de um ano os problemas com buracos, e no asfalto começaram a aparecer na RSC-287.

“A empresa que fez a execução, se houver danificação no solo, no asfalto que ela tenha feito e até mesmo um tapa buraco que tenha feito e não importando a condição, ela tem a responsabilidade de reparar e fazer o serviço pois há um contrato com o Estado.”

Projeto Crema.

O Secretário diz que o projeto do Contrato de Restauração e Manutenção de Rodovias (Crema) acabou. Mas a expectativa de se fazer todo o trecho entre Paraíso do Sul e Santa Maria acabou não acontecendo e foi feito só uma parte da RSC-287. Também melhorias na ERS-149 estão previstas.

“O Crema acabou. E o recurso que se tinha, que seria usado, para fazer toda a rodovia acabou. E assim ficaram alguns trechos de fora”.

Costella disse que há outra recuperação que acabou ficando fora dos planos da empresa contratada está em avaliação junto ao Governo do RS.

“Nós estamos empenhados em ver um recurso disponibilizado pela Secretaria da Fazenda para que possamos executar e fazer a recuperação, mas não a recuperação que estas empresas contratadas irão executar, e terão que refazer caso tenha ocorrido danos. O trecho fora disso, mesmo não havendo dinheiro do Banco Mundial, nós, através do Daer, devemos dar essa recuperação. Teremos que devolver as estradas em plenas condições para sociedade. Teremos investimentos tanto na ERS-149 quanto na RSC- 287”, falou.

Catirina.

A Ponte do Catirina, divisa entre Formigueiro e Restinga Sêca, foi liberada para veículos em novembro de 2019. Hoje o local encontra-se com muitos buracos e sem sinalização, o que para os motoristas é uma preocupação. “Tem que tomar cuidado porque senão dá um acidente feio com esses buracos todos aqui”, falou um motorista que trafegava e não quis se identificar enquanto a reportagem tirava fotos do local.

Sobre a ponte Costella acredita que o não termino da obra e tráfego intenso pela ponte tenham sido alguns dos problemas. E uma avaliação dos danos está sendo solicitada.

“O trecho da Catirina foi um trecho que acabou não sendo concluído 100%. E aí com as chuvas e o tráfego ela acabou tendo um prejuízo. Esta obra da Catirina é uma obra que nós temos que concluir, porque quando nós fazemos uma recuperação a toda hora ela é um desperdício de recurso. Os engenheiros estão fazendo uma avaliação para ver qual o montante de recursos que vamos ter que disponibilizar para dar trafegabilidade na via”,disse.

Parcerias com a Administração Municipal

Segundo o Secretário estão previstos em parceria com a Administração Municipal alguns projetos.

Uma das obras que está em fase de projeto é a revitalização da entrada de Restinga Sêca pela ERS-149. Outra obra citada é uma ciclovia e "caminhódromo" que deve começar um pouco antes do cemitério e ir até a Vila Progresso na ERS-149.

“São ações que a Prefeitura está tomando em parceria com o Estado e o Daer e que vamos dar prosseguimento neste semestre ainda”, revela.

Outro questionamento, e também uma reivindicação do vereador Mauro Costa, para o secretário é uma rótula que faz ligação com a ERS-149 e a entrada do Centro de Eventos.

“É um projeto que está junto com os outros e entre as nossas prioridades. Ele está bem encaminhado. Nós costumamos só anunciar esse tipo de obra quando realmente o recurso for disponibilizado”, explica.

Privatização da RSC-287

Para finalizar houve a pergunta se a RSC- 287 será privatizada.

“Está em estudo para ser da iniciativa privada. Tem um projeto de privatização da rodovia. A empresa que irá assumir terá a responsabilidade da manutenção e melhorias. Devemos ainda em 2020 lançar o edital”, aponta.

Daer

A reportagem do Tribuna de Restinga também entrou em contato com o Departamento de Estradas e Rodagem (Daer) questionando sobre os trechos. Em resposta através da Assessoria de Imprensa diz que a 4ª Superintendência Regional do Daer vai continuar a operação tapa-buracos na RSC-287, trecho entre Paraíso do Sul e o trevo de Restinga Sêca, que havia sido interrompida em razão do mau tempo.

Também irá retomar os locais onde a equipe já atou. O trabalho ocorrerá no trecho entre Restinga Sêca e Camobi. Após a conclusão dessas atividades, serão programadas novas ações na malha rodoviária.

O Daer também destacou que a RSC-287 e a ERS-149 pertencem ao Contrato de Restauração e Manutenção de Rodovias (Crema) da região de Santa Maria e que está envidando esforços para retomá-lo em breve, quando serão feitas mais intervenções nessas rodovias.

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