99156888_529795021047363_5149959628091555840_n.jpg
Foto: Divulgação
Sem título.jpg
Foto: Reprodução

Município traça Plano de Ação e governo do Estado tem protocolos preliminares para o retorno das aulas

A Secretaria Municipal de Educação de Restinga Sêca traça um Plano de Ação e governo do Rio Grande do Sul tem protocolos preliminares para o retorno das aulas em junho.

Na última sexta-feira (22) aconteceu uma reunião virtual com o prefeito, Paulo Ricardo Salerno, a equipe da Secretaria de Educação: Secretária, supervisoras, nutricionista e psicopedagoga, as equipes diretivas das Escolas Municipais e a presidente do Conselho Municipal de Educação, Adriana Cassol.

Conforme a Secretaria, a reunião tratou sobre o Plano de Ação que será operacionalizado pelas escolas no mês de junho, bem como, as Instruções Normativas que vão nortear esse trabalho. 

A Secretaria de Educação  está  aguardando o posicionamento oficial do governo Estadual para o retorno das aulas, o que ainda não foi definido.

O governo do Rio Grande do Sul trabalha em protocolos que ainda estão sob análise.

O governo do Estado elaborou protocolos iniciais, de forma preliminar, e que estão em debate com as entidades que representam as instituições de ensino e por isso não fez o anúncio oficial e, portanto é sem validade.

Conforme o protocolo são nove pontos: Gestão; Higienização Pessoal; Entrada/Saída de Alunos; Distanciamento; Instalações; Desinfecção; Alimentação/Cantinas; Ensino e Transporte.

Este protocolo preliminar aponta que serão instituídos comitês, que serão: Regional (Rede Estadual) /Municipal ( Rede Municipal e Privada) e Local (Escola) e que tenham a publicação dos nomes dos responsáveis e que forneçam instruções para lidar com funcionários e crianças com sintomas que podem ser compatíveis com a Covid-19. Também a “capacitação da equipe diretiva, professores, servidores, responsáveis pelos alunos com noções básicas sanitárias: entrada passando pelo espaço de desinfecção (tapete na frente das salas de aula), uso do álcool gel, utilização da máscara, colocação de proteção nos professores e servidores (EPIs) e procedimento para lavagem de mãos.

Para os alunos será intensificado o distanciamento e conforme o protocolo ”devem ser colocados em mesas para que haja metragem previamente definida entre os alunos. Pode ser necessário dividir os alunos em grupos e dividi-los em várias salas de aula para garantir o distanciamento necessário, conforme a modalidade de Ensino ( Educação Infantil 2m /Educação Básica(EF I e II/ EM /) e Ensino Superior 1,5m).

Na questão de desinfecção, o protocolo coloca que se deve “manter com composto (água+cloro ativo) as áreas de desinfecção na entrada das salas de aula e da escola. Todas as salas deverão ser limpas a cada troca de turno e os banheiros devem ser limpos pelo menos duas vezes ao turno.

O protocolo preliminar não oficial do governo do Estado você pode conferir aqui.

Comentários