IMG-20200514-WA0034.jpg
Foto: Reprodução/Internet

Em entrevista, prefeito Paulo Ricardo Salerno fala sobre IPTU, campanha em prol do comércio entre outros assuntos

Conforme anunciado o prefeito, Paulo Ricardo Salerno, esteve nesta manhã desta quinta-feira (14) no programa Panorama Geral da rádio Líder Fm 104,9, e conversou sobre a campanha de valorização do comércio, IPTU e as verbas destinadas para o município entre outros assuntos confira.

O assunto inicial tratado foi a campanha “O que é nosso tem valor! “. Conforme a Prefeitura, Restinga Sêca possui mais de 1600 empresas nos setores de comércio, indústria e prestação de serviços. E a iniciativa é para que os restinguenses comprem no município e assim valorizando as empresas locais.

“Lançamos a campanha para que da melhor maneira possível incentivar as nossas empresas, mostrando o que é nosso tem valor. E isso faz com que a nossa roda da economia gire. E gire cada vez mais forte para que possamos manter os empregos, os investimentos nas empresas” disse.

Conforme o prefeito, a população tem entendido e tem feito o possível para que a economia possa ter uma recuperação expressiva.

O descarte irregular das máscaras descartáveis preocupa.

O prefeito destaca a importância do descarte correto da máscara. Salerno tem acompanhado o trabalho da Coleta Seletiva e destaca este problema. Vale lembrar que a presidente da Associação Força no Braço, Rosicler Fernandez também já destacou essa forma de descarte incorreta quando o Tribuna de Restinga a entrevistou,l

. “Isso é muito perigoso, pois ninguém sabe quem está contaminado. Nesse período de uso de máscara, principalmente essas máscaras descartáveis não devem ir junto com o lixo reciclável. Que ela vá com o rejeito com lixo de banheiro, junto com o lixo que não reaproveitamos que vai no lixo normal”, diz o prefeito.

Pagamento do IPTU

Nesta sexta-feira(15) vence o prazo de pagamento da cota única do Imposto Territorial Urbano (IPTU).

“Amanhã vence a parcela única, daquela extensão que havíamos dado extra de um mês com os descontos de 15% pro pagamento à vista. O desconto do bom pagador segue acontecendo”.

O novo carnê pode ser retirado na prefeitura ou pelo aplicativo CidadeMob.

“Nós precisamos ter esta entrada do IPTU. Ele é muito importante para manutenção principalmente no recolhimento do lixo, na limpeza urbana e outros serviços tantos”, salienta.

Salerno destaca que mesmo com todos os problemas enfrentados, a prefeitura conseguiu manter os contratos e pagamentos. Claro que alguns sofreram cortes e restrições, mas o objetivo de manter em ordem está sendo conseguido.

Mesmo sem o recurso extra do Governo Federal, que irá servir de ajuda para os municípios que ainda aguardam a homologação do presidente da Republica, Jair Bolsonaro.

“Todo custo da máquina pública foi pago no mês de abril e maio estamos nos encaminhando para conseguir fazer os pagamentos”, diz.

Emendas para o município

Foi divulgado pelo prefeito em sua rede social nesta semana a autorização da Caixa Econômica Federal para a abertura de dois processos licitatórios para calçamento.

O prefeito falou que os recursos são de Emendas Parlamentares dos Deputados Federais Osmar Terra e Márcio Biolchi. Estão em processo de projeto e licitação uma quadra da José Burmann, Medium Chico Xavier e Artur Schefell, no Bairro São Luiz. A Segunda rua será parte da Rua Antonio Belamir Fontana, na Vila Felin.

O prefeito diz que nos próximos dias deve receber autorização para outras licitações conforme as análises dos processos pela Caixa Econômica Federal.

Outros pontos para calçamento em ruas e outras obras serão anunciadas em breve disse o prefeito.

Verbas para saúde e Covid-19

O prefeito explica que existem vários tipos de recursos que são vinculados para diversas áreas.

Uma delas são as Emendas Parlamentares de Custeio que podem ser para duas áreas: ampliação do teto de média e alta complexidade, que pode ser aplicado no Hospital ou para exames mais aprofundados de média e alta complexidade. Que são de custeio, de manutenção pagamento de água luz, entre outros custos. Essas não podem ser usadas em folha de pagamento.

“Normalmente, essas Emendas de Custeio nós colocamos a disposição do Hospital de Caridade São Francisco e não foi diferente com as últimas emendas que vieram”. Também existem as Emendas do Programa de Atenção Base.

O prefeito explica que essas emendas que são de manutenção, pagamento de água, luz telefone entre outros da Atenção Básica de Saúde, que vão para manutenção das Unidade de Saúde Básicas do município, são para os Posto de Saúde tanto da cidade quanto do interior.

“Essas Emendas são para o custo do dia a dia, do trabalho, da demanda de recursos do que se precisa para manter e custear a Unidade de Saúde”, completa.

O prefeito esteve na manhã de hoje na entrega dos equipamentos e melhorias, leia aqui, para o Hospital de Caridade São Francisco.

“Estive na manhã de hoje observando todos equipamentos e melhorias. E observei as reformas e melhorias que estavam precisando que foram apontados pela Vigilância Sanitária, e estão sendo encaminhadas”.

O prefeito finaliza dizendo que de uma forma ou outra todos estão fazendo a sua parte diante da pandemia e que se precisa é trabalhar pelo bem comum e preservando a vida de todos e ponto os esforços dos poderes e também da comunidade restinguense.

“A comunidade na sua maioria tem entendido, a Câmara de vereadores tem sido muito coerente nas suas ações, e estamos tentando fazer o melhor possível para todos e para que as coisas andarem, sabemos que não vamos agradar a todo mundo, mas estou aqui para trabalhar e fazer o melhor dentro do possível”.

Comentários