Foto: Reprodução/Internet
Prefeito de Santa Maria, Jorge Pozzobom, fala da situação atual da cidade diante do Coronavírus
O prefeito de Santa Maria, Jorge Pozzobom, concedeu uma entrevista ao Tribuna de Restinga e ao Panorama Geral, da rádio Líder Fm 104.9 e falou sobre o momento em que existem 40 casos confirmados da Covid-19 (Coronavírus) na cidade.
Apesar do número de casos significativos, Pozzobom assinala que o momento é de uma tranquilidade temporária, e afirma que está tomando todas as medidas desde o início da pandemia.
“O momento na cidade é de tranquilidade temporária, apesar do número de casos aumentando. Nós tomamos medidas radicais lá no início, medias bem fortes, onde foram suspensas as aulas, fechamento do comércio, por que eram necessários naquele momento”, disse.
Conforme o prefeito de Santa Maria, as regiões em torno da cidade estão estabilizadas, e pelos dados não se encontra em uma situação grave.
Existem 50 leitos disponíveis, e são os leitos de UTI clínicos preparados para receber os casos mais graves. “Nós preparamos a rede hospitalar e principalmente continuamos com todas as medidas de prevenção”, acrescenta.
O prefeito falou sobre a retomada das aulas na rede municipal, e disse que até o momento, enquanto não tiver a absoluta certeza da segurança dos alunos, dentro da sala de aula, as aulas não vão retomar.
O mandatário destaca a importância da utilização da máscara, “Ela protege a gente, protege os outros e protege principalmente nossos familiares”, descreve.
A respeito dos testes rápidos, eles serão feitos em massa. Serão mais de seis mil testes analisados pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
O importante é que não tivemos nenhuma morte aqui ou na região.
Com a data do Dia das Mães, houve uma extensão do horário no comércio de Santa Maria para que as pessoas possam fazer suas compras de presentes para as mães. E a medida visa evitar aglomerações nos estabelecimentos.
“Muitos comerciantes já estão falando com seus clientes para evitar essa aglomeração para que sigamos protegidos”, aponta.
O impacto na economia que a pandemia causou na cidade não é possível ser medido.
“Não tem como calcular neste momento o impacto na economia, mas sabemos que tem empresas com problemas e que demitiram causando o desemprego”.
Finalizando a entrevista, o prefeito de Santa Maria foi questionado se o número de casos aumentarem em uma proporção significativa, poderia haver novo fechamento do comércio e uma quarentena.
“Estamos monitorando todos os dias. E se a qualquer momento , se caso for necessário e indicado poderemos fechar novamente tudo”, finaliza.
Comentários