0658bbbd-d6e4-4c67-b121-5ef6b2b18a79.jpg
Foto: Reprodução/Internet

Entrevista com a Secretária de Saúde Jocelaine Brauner sobre as ações diante da Covid-19 e sobre a vacinação contra a gripe

Restinga Sêca teve seu primeiro caso confirmado da Covid-19. O anúncio foi feito na quinta-feira (7) pelo prefeito Paulo Ricardo Salerno, leia mais aqui.

O Tribuna de Restinga e o Panorama Geral entrevistaram na manhã desta sexta-feira (8) a Secretária de Saúde, Jocelaine Brauner, que falou sobre a situação atual da Covid-19 no município, agora com o caso, e também da campanha de vacinação que acontece no sábado (9).

As ações tomadas até o momento pela área da saúde, e também na confirmação do caso positivo são tratadas de forma tranquila pela equipe de saúde.

“Nós sempre tivemos a tranquilidade nas nossas ações, sempre somos muitos transparentes diante de tudo isso. Nós entendíamos que mais cedo ou mais tarde, isso iria acontecer, poderia acontecer, e tentando sempre retardar o máximo possível essa confirmação”, disse.

A Secretária salienta que todas as medidas necessárias foram tomadas quanto aos familiares e as pessoas que tiveram contato com a pessoa infectada. “Todas essas pessoas estão sendo monitoradas”, acrescenta.
Essas medidas são tomadas são baseadas em protocolos do Ministério da Saúde, onde a Secretaria é orientada pela parte epimideológica  da 4° Coordenadoria Regional de Saúde, e toda ação e orientação, estão sendo feitas em cima desses protocolos. “São estudos, são protocolos, e todos seguimos como deve ser”, disse.


Com relação aos testes rápidos, a Secretaria Municipal de Saúde recebeu 240 testes do Ministério da Saúde que seguem os protocolos do Ministério. Eles serão utilizados para teste em profissionais da saúde em atividade de atenção primária. Vale salientar que são profissionais que apresentam sintomas. Profissionais das forças de segurança que apresentem sintomas ou tenham sido expostos com alguém que foi contaminado, pessoas que apresentem síndrome gripal e residam no mesmo domicílio que um profissional de saúde ou segurança em atividade e pessoas acima de 60 anos com sintomas.

Também foram adquiridos 200 testes rápidos com recursos próprios do município. Os testes adquiridos pelo Município seguem um protocolo elaborado pelos profissionais da saúde, que devem incluir pessoas em condições de risco que apresentem sintomas, indivíduo que teve contado com caso positivado em outro município, população com outros riscos, identificados em avaliação médica, atendidos pelo SUS.

Sobre o assunto de uma fiscalização das medidas e do uso da máscara no comércio, que é obrigatório, em um primeiro momento foi feito a parte de orientar a população e os comerciantes sobre as medidas.

“Em um primeiro momento foi feito uma parte de orientação, com a colocação de cartazes de como deveria funcionar, e alguns locais não tinham seguido as orientações e a equipe passou já realizando a notificação”, diz.

Na entrevista, a Secretária destaca  o horário diferenciado feito pelo Posto de Saúde Central com seu turno estendido e  também o Tele Atendimento.

O Tele Atendimento é o serviço em que médicos irão passar orientações e consultas via Whatsapp e ligação para que você não precise sair de casa. Os números são: (55)99114-9895 e (55)99111-1478 e estão disponíveis para atendimento das 8 às 12h e das 13 às 17h, de segunda a sexta-feira. 

Já o Posto de Saúde Central esta com o horário de atendimento das 17h às 22h, de segunda a sexta-feira, incluindo os feriados, exclusivo para atender casos com sintomas gripais. 

“Pacientes que forem nesse horário procurar outro tipo de atendimento, não serão poderão ser atendidos, pois é exclusivo. As pessoas que possuem ou estiverem com sintomas de gripe devem procurar esse turno estendido para evitarem irem às Unidades de Saúde durante o dia, devido à circulação de pessoas é maior e pode ter aglomeração e o contágio pode ser maior”, disse.    

Questionada sobre a possibilidade de haver mais casos no município, qual seria a medida tomada, a Secretária diz que é uma avaliação diária, e não pode prever uma situação de saúde.

“A situação de saúde, aqui no nosso município, e em outros lugares, ela é avaliada diariamente, cada dia temos uma nova situação. Tivemos esse primeiro caso e estamos tomando todos os devidos cuidados e medidas necessárias”.As restrições e orientações permanecem as mesmas.

“É importante que as pessoas tenham essas medidas de higiene, lavar as mãos com água e sabão, o uso de máscara em todos os lugares e estabelecimentos comerciais e de saúde e na rua também, que é muito importante, temos que colocar a máscara ao sair de casa e só retirar quando voltarmos e fazer a sua devida higienização quando chegar em casa”, salienta.


Ela pede que só se saia de casa se for extremamente necessário. “Se for preciso ir a algum lugar muito necessário, vá, mas tome todos os cuidados de precaução recomendados”.

A Secretária faz uma recomendação para domingo que é Dia Das Mães.
“O melhor presente que podemos dar nesse momento para nossas mães é não ir fazer uma visita, evitar se deslocar de uma cidade a outra para fazer uma visita. Então esse é o momento de ficar em casa de cuidar. Não ir lá fazer essa visita é a maior prova de amor que possa fazer. Não podemos ter  constrangimento de nos cuidar nesse momento”, pondera.

Sobre a campanha de vacinação que será neste sábado (9) será feito para alguns grupos. E, conforme Jocelaine, a partir de segunda-feira (11) será anunciado um novo roteiro de vacinação.

Confira quem pode se vacinas e os locais em Restinga Sêca, a próxima etapa acontecerá no sábado, dia (9), SOMENTE para o seguinte público alvo:

• Crianças de 06 meses a menores de 06 anos;

• Pessoas com deficiência;

• Gestantes;

• Puérperas até 45 dias.

Locais de Vacinação:

• Posto de Saúde Central;

• Posto de Saúde de São Miguel Novo;

• Posto de Saúde de São Miguel Velho;

• Posto de Saúde do Bairro São Luiz;

Horários:

• 8h às 12h

• 13h às 16h

Obs.: As pessoas que têm direito a serem vacinadas e que não pertencem ao público alvo anunciado, poderão ser vacinadas nos roteiros que serão divulgados posteriormente.

USO DE MÁSCARA

O uso da máscara de proteção é obrigatório em ambiente com circulação de pessoas, público ou privado.

O uso correto: ajustada ao rosto, cobrindo nariz e boca.  Lavar após o uso, esterilizando-a. A indicação geral é usar água sanitária ou sabão na lavagem, após seca, passar com ferro e guardar em sacos plásticos para evitar contaminação pelo ambiente externo.

Comentários