12143039_1676905_GD.jpg
Foto: Divulgação

Chuva deve chegar em boa parte do Estado nos próximos dias e temperaturas devem subir no domingo

Boa parte do Rio Grande do Sul deverá receber chuva de forma expressiva nos próximos sete dias, de acordo com o Relatório Oficial Nº 17, elaborado pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), pela Emater-RS e pelo Irga.

Entre quinta-feira (7) e sábado (9), o tempo permanecerá seco e a atuação de uma massa de ar frio manterá as temperaturas baixas, com valores inferiores a 5°C em todo o Estado, com possibilidade de formação de geadas na Campanha, no Planalto e na Serra do Nordeste. No domingo (10), o ingresso de ar quente favorecerá a elevação das temperaturas.

O Tribuna de Restinga questionou sobre essas temperaturas baixas e sobre as chuvas a Gil Schreiner Russo, chefe do  SEPRE/RS 8ºDISME do Instituto Nacional de Metereologia (Inmet),. Ele atribui as temperaturas baixas a essa massa de origem  polar que veio da Argentina.Mas o frio mais rigoroso ainda está por vir.

" Essas massas agora no Outono começam a chegar no Estado, mas o frio mais forte será no inverno",disse.

Na segunda (11) e terça-feira (12), a propagação de uma nova frente fria provocará chuva em todas as regiões. Na quarta-feira (13), as áreas de chuva permanecerão sobre o Estado, com possibilidade de temporais isolados, sobretudo na Zona Sul e faixa Leste.

As chuvas deverão acontecer  conforme o relatório. Os totais previstos deverão ser inferiores a 20 mm apenas na faixa Norte. No restante das áreas, os valores esperados oscilarão entre 30 mm e 50 mm. Na faixa Central e na Zona Sul, os totais deverão superar 60 mm na maioria dos municípios, podendo exceder 80 mm em algumas localidades.

" As chuvas agora em maio ainda ficarão um pouco abaixo da normal, ou seja a estiagem deverá se prolongar", disse Russo.

Informações: Governo do Estado/ Ascom Seapdr

Comentários