WhatsApp Image 2020-04-28 at 11.18.22.jpeg
Foto: Tribuna de Restinga.

Em entrevista, vereador Elton dos Santos Almeida falou do projeto de Gratificação Temporária de Emergência em Saúde Pública entre outros assuntos

Em entrevista para o Tribuna de Restinga e para o Panorama Geral, o vereador Elton dos Santos Almeida (PSDB) falou dos projetos apresentados na Câmara de Vereadores e também do seu momento atual diante da pandemia da Covid-19.

O vereador falou da Sessão Ordinária da Câmara da última segunda-feira (28), e foi questionado sobre Projeto de Lei Ordinária do Executivo 0034/2020 que trata de uma Gratificação Temporária de Emergência em Saúde Pública. O vereador pensou na possibilidade da gratificação ser estendida para outros profissionais envolvidos durante a pandemia da Covid-19.

“Eu sei da dificuldade que o município tem para contratação de médicos e agora essa dificuldade se agrava. Só que analisando com muita cautela durante a semana, me surgiu uma ideia de como ficam os enfermeiros, os técnicos em enfermagem? São as pessoas que arriscam as suas próprias vidas. Então fiz um Pedido de Providência Verbal para que o Poder Executivo estudasse a viabilidade financeira para também estender para  esses profissionais a gratificação temporária”, disse.

Na visão do vereador esses são, no seu ponto de vista, os primeiros a fazerem contato, e que não precise ser um valor alto e sim que possa dar uma gratificação para esses profissionais também.

A ideia também foi apresentada pelos vereadores  Caio Magoga (PDT) e Nelson de Souza Trindade (PDT) também tiveram o mesmo pensamento. No entanto, o vereador Magoga fez uma sugestão ao Executivo para fazer um Projeto de Lei sobre o assunto.

“É muito importante que o poder público pense na viabilidade de fazer alguma coisa para esses profissionais”, completa.

Sobre se isso vale para os outros profissionais, Almeida acredita que não devido a se tratar de uma gratificação temporária.

Outro projeto comentado pelo vereador da Sessão foi a questão do repasse do valor de mais de R$ 28 mil para o Hospital de Caridade São Francisco.

“A Câmara de Restinga tem um orçamento, e sempre sobra, o que nós optamos foi em repassar esse valor para o Hospital, para aquisição de um aparelho para exames digitais radiológicos. Esse aparelho agiliza a realização de exames e elaboração de laudos em uma melhor qualidade. E também irá ajudar na detecção da Covid-19. O poder Executivo entendeu o pleito e repassou ao hospital esse valor”, diz.

Questionado sobre o momento atual complicado que vivemos, diante da pandemia, o vereador diz que é difícil tecer um comentário diante da situação. E tem um respeito pelos governantes nesse momento tão conturbado.

“Estamos com muito medo desses vírus. Por outro lado, entendo que as pessoas têm  que trabalhar, as empresas têm que funcionar, as indústrias , o comércio em geral funcionar. Só que eu penso que é muito fácil criticar o prefeito, o Governador ou o Presidente, mas eu me ponho do lado deles, analisando, eu não gostaria de estar nesses cargos nesse momento, por que é difícil a decisão. Libera tudo dá uma pandemia  generalizada, criticam o governo. Não libera também criticam. Então, deixo o meu respeito a todos os  governantes”.

Na sua visão, é uma situação delicada, e os governos estão acertando nos seus planejamentos.

“O prejuízo vai ser inevitável, e não tem uma solução imediata. É um momento triste”, analisa.

Sobre seu trabalho como advogado, ele comenta que segue com os processos online, pois os processos físicos não são possíveis devido ao fechamento dos fóruns. E as atividades em seu escritório irão retomar com todos os cuidados possíveis.

“Nosso trabalho irá retomar, com álcool gel, com máscara, com distanciamento, vamos fazer o atendimento na minha sala e vamos recomeçar”, disse.

Comentários