Fotos: Arquivo/Tribuna
Empresas, comércios, indústria e agronegócio terão que inovar diante da pandemia
O comércio reabriu as portas, mas com restrições devido ao Coronavírus. As empresas terão a difícil tarefa de lidar com a queda das vendas e de clientes. Mas o tempo pode ser bom para se reinventar com o negócio, utilizar estratégias novas e abrir os horizontes para retomar as vendas e, principalmente, os clientes.
O jornal online Tribuna de Restinga enviou alguns questionamentos ao Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) para saber como é possível uma empresa retomar as suas atividades normais.
Quem gentilmente respondeu foi a Analista de Relacionamento com Clientes, Raquel Teixeira, que atende o município de Restinga Sêca.
Confira:
Tribuna de Restinga: Como lidar com a falta de vendas e clientes?
Raquel Teixeira: As empresas que estão enfrentando problemas com a falta de vendas e clientes devem pensar em alternativas para INOVAR. Sim, essa é a palavra-chave que mais tem ajudado os pequenos negócios a se reinventarem durante a baixa no consumo. E inovar não significa somente implementar novas tecnologias, pode ser apenas fazer as mesmas coisas de uma forma diferente, como por exemplo: se os seus clientes não podem ir até você, vá até eles ou melhor entregue o que eles precisam no conforto da sua residência. Para entender e encontrar quais as formas de inovar na sua empresa é importante não perder o foco no seu cliente.
Os meios digitais serão essenciais?
De um modo geral sim, mas a utilização dos meios digitais depende também de uma análise do segmento e tipo de negócio. Mas para a comunicação da maioria das empresas, cada vez mais os meios digitais serão essenciais, pois eles possibilitam a conexão rápida e eficiente com o cliente. As ferramentas são várias e para entender quais são as melhores ou a que melhor atende as necessidades do seu negócio é muito importe conhecer o perfil do seu cliente ou público-alvo que se quer atingir.
Quais formas as empresas, desde o MEI até os de pequeno porte, que podem ser socorridas?
Fique de olho em todas as medidas provisórias que o governo tem colocado em vigor para auxiliar as MPEs e identifique aquelas que você e sua empresa atendam aos requisitos e avalie se a medida é realmente importante para a sobrevivência do seu negócio neste período.
O SEBRAE disponibiliza para os empresários, atendimento especializado para tirar dúvidas e tratar problemas específicos que a empresa possa estar enfrentando na sua gestão.
Tem algum parâmetro de empresas aqui de Restinga Sêca buscando auxílio?
Em Restinga Sêca temos cliente em todos os segmentos: comércio, serviços, indústria e agronegócios. Buscamos entender a necessidade de cada cliente, levando soluções que melhorem a gestão e os resultados do negócio.
Além do Sebrae qual outra forma que as empresas podem procurar no município para buscarem ajuda?
Os empreendedores e empresários do município também podem buscar orientação na Sala do Empreendedor localizada na sala 35 junto à Secretaria de Indústia, Comércio, Turismo, Desporto e Lazer na Prefeitura. O Atendimento acontece das 8 – 12h e das 13 – 17h ou pelo telefone é 55 32611-3200.
Mais dicas, estratégias, ou se quiser dar um recado para o empresário restinguense:
Para outras dicas e orientações sobre como passar por esse período, os empresários e empreendedores de Restinga Sêca podem acessar o site www.sebraers.com.br/coronavirus ou entrar em contato conosco pelos telefones (55) 3223-2277 / (55) 99921-3318.
Não importa se estamos perto ou longe, o importante é que estamos juntos! Que essa fase seja um momento de aprendizado e transformação para que assim que saiamos dela, estejamos mais fortalecidos. Conte com o Sebrae!
Comentários