ccf9f142388fd579f8c2758ea1a734b5.png
Foto: Reprodução/Internet

Regularização e novos títulos de eleitor devem ser feitos através da internet

Por determinação do Tribunal Regional Eleitoral-RS  (TER-RS) e seguindo definições nacionais do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no combate à pandemia do COVID-19 , está suspenso, por prazo indeterminado, o atendimento presencial nos cartórios eleitorais de todo o estado do Rio Grande do Sul.

Desta forma, o atendimento para novos títulos (alistamento eleitoral), no prazo que se encerra em seis de maio, será por meio do site  de atendimento remoto do TER-RS, mediante o preenchimento de um formulário e com o encaminhamento no próprio sistema da documentação necessária. E após ler as instruções, acesse, no final do item três, a opção "Iniciar seu atendimento remoto".

Ao acessar o link, deve se ler atentamente as instruções. Quanto às fotos que devem ser anexadas ao formulário de requerimento é aconselhado já ter no dispositivo (celular ou computador) as fotos que serão exigidas para o procedimento: do documento de identidade (frente e verso), do comprovante de residência e a 'selfie' mostrando o rosto ao lado do documento utilizado.

Uma dica que o Cartório é  quando usar celular, se tiver problemas de visualização, é realizar o seguinte procedimento:  ao abrir o navegador de internet, clicar em "opções" (geralmente são três pontinhos no topo) e marcar a opção "versão para computador".

Para quem já é eleitor, e que deseje outras operações cadastrais, como transferência de cidade, mudança de local de votação e outras revisões e regularizações de dados eleitorais, cuja data limite também é seis de maio é recomendado que  sejam feitas somente aquelas essenciais, dada a excepcionalidade do momento de fechamento dos cartórios. E antes dessas operações, devem verificar na opção “1” do mesmo link se possuem débitos com a justiça eleitoral.

A conclusão do atendimento será realizada via sistema pela Justiça Eleitoral, podendo ser acompanhado o andamento.

O novo título eleitoral poderá ser obtido, após a conclusão pelo Cartório, na versão digital pelo aplicativo “E-Título” do TSE, disponível gratuitamente nas lojas on line. A versão impressa somente será viabilizada quando da reabertura dos Cartórios.

Caso tenha dúvidas ou problemaso Cartório está à disposição, das 12h às 19h, de segunda-feira a sexta-feira  pelos telefones Cel. 55 99662- 7688 / 99662 - 7740 / e o e-mail: [email protected] .

Informações: Cartório da 157° Zona Eleitoral - Restinga Sêca / Formigueiro / Paraíso do Sul

Comentários