e4958695-0ced-4f8f-a7b9-355fc68cbc4e.jpg
Foto: Arquivo/Tribuna de Restinga.

Faça um vídeo, um áudio ou uma foto para os vovôs Casa do Idoso Marino Lovato

Com a chegada do Coronavírus a Casa do Idoso Marino Lovato está em um período de quase total isolamento.

“Assim que foi divulgado Covid-19, logo se cancelou as visitas, pois como os idosos são de maior risco devemos ter todos os cuidados “, disse a coordenadora e técnica em enfermagem da Casa Marino Lovato, Marcilena Kisch Machado.

A casa entrou em contato com os familiares dos internos para informar como seriam as visitas.

Como as visitas foram proibidas, para evitar que os internos possam ser infectados, visto que são pacientes de risco, foi pedido para que os familiares enviassem áudio e em contrapartida a casa manda fotos para então ficarem sabendo do interno. Já, outros ligam para se manterem informamos  ou até alguns internos falam por telefone com seus entes.

Diante disso, foi criada uma ideia que está sendo compartilhada. Que tal enviar uma mensagem de áudio ou vídeo e cumprimentá-los, cantar, tocar um instrumento, fazer uma oração?

Quem tiver interesse pode enviar para o telefone, com whatsapp, da Marcilena é 55- 99917-1851 e deixar seu recado com o nome do idoso, ou para todos.

Para facilitar aqui vão os nomes dos internos:

O nome das mulheres: Tecla, Norma, Nelci, Vera, Maria, Tarcila, Lila, Inalda e Loeci.

O nome dos homens: Darmo, Volmir, Verissimo, Manoel, Jaci (mas todos chamam de Pipico), Cassemiro (aquele que aparecia com a camiseta do Grêmio nas fotos na época do desafio das fraldas), Alisom (Berger) e Valdomiro.

Como está a situação da Casa diante da pandemia.

Marcilena diz que para os internos foi falado o que está acontecendo e que era para o bem de todos as medidas tomadas.

Ela relata que a casa do idoso está com um cuidado muito grande.

“Fomos visitados pela vigilância que nos orientaram como proceder. As funcionárias ao chegar no trabalho fazem troca de suas roupas calçados, pois vêm de suas casas. Além disso, se usam máscaras, toucas e limpeza com álcool e água sanitária”, diz.

Todos internos e funcionários estão vacinados contra gripe.

“Tendo certos cuidados de saúde dos idosos ainda mais nesta brusca mudança do clima. No momento não temos nem um com resfriado”, disse.

Sobre as ajudas a coordenadora fala sobre o recebimento de algumas máscaras e toucas. As doações caíram um pouco devido a falta de visitas presenciais.

“As visitas estão suspensas, as doações estão muito poucas. Estamos precisando tudo, e agora o que vier é bem vindo, ainda mais agora”, relata.

Marcilena da um deixa um recado: “Quem tem pessoas idosas ou até de risco em suas casas devem evitar de sair pelas ruas sem ter proteção” diz.

 Ela observa que ainda tem pessoas que não estão levando a sério, e diz que a saúde está em primeiro lugar.

“Lave bem as mão, use o álcool gel e evitar aglomerações”, aconselha.

Comentários