WhatsApp Image 2020-04-16 at 10.53.07.jpeg
Foto: Tribuna de Restinga

Cuidados com o álcool gel 70% que serve para higienização

O álcool gel 70% é recomendado para o combate contra o Coronavírus. Ele serve para higienização das mãos, objetos e limpeza dos lugares. Considerado um produto inflamável, ele deve ter um cuidado com o seu manuseio.

Conversamos com o segundo o sargento Cleiton Thomasi, do 5º Pelotão de Bombeiros Militar de Restinga Sêca, sobre os cuidados que se devem ter com esse produto inflamável.

“Hoje nós estamos usando ele muito na assepsia das mãos, o recomendado é a limpeza com água e sabão, por que ele realmente com o álcool gel se tem um risco”, diz.

O segundo sargento é importante as pessoas terem consciência desse risco. Por isso, o recomendado é que quando usar o produto deve ser usado até ele secar na mão.

“Tem que esfregar as mãos até que ele fique seco, que ele não permaneça úmido pelo risco justamente de chamas”, ressalta.

A chama do produto é incolor o que dificulta a visualização, diferente do álcool líquido, que pelo ponto de evaporação aprece a chama amarela e se consegue a visualização. No caso do 70%  a pessoa só sente a ardência do calor.

Com isso se a pessoa faça a sua higienização com o produto e for cozinhar, acender um cigarro ou fazer alguma atividade que tenha fogo, ela corre o risco de pegar uma queimadura de primeiro grau.

“Ela corre o risco de começar a queimar as mãos sem perceber e nem mesmo ver que está se queimando, vai sentir simplesmente aquela queimadura, a ardência”, complementa.

Uma recomendação importante é quanto às crianças. Ajudem elas na assepsia e também mantenha fora do alcance dos pequenos.

“As crianças vão se higienizando e não tem a consciência de evitar o calor, então ajude a esfregar bem as mãos até que o álcool esteja seco”, finaliza.

Evite fabricá-lo por conta própria, o ou comprá-lo no mercado informal. Certifique-se do local onde é ideal para comprar, como farmácias e supermercados, ou estabelecimentos similares.

Comentários