Cebola tem ação anti viral. Fotos: Tribuna de Restinga
Laranja rica em vitamina C.
Alho também tem ação anti viral.
Como melhorar a sua imunidade em época de Coronavírus
Conversamos com a nutricionista Bruna Bortolotto Rohde para saber como cuidar da imunidade e ver os alimentos que podem ajudar nessa época de Coronavírus. E também podem ajudar nessa época onde as mudanças de temperatura podem causar uma gripe.Confira:
Em meio ao surto de coronavírus o melhor que tem que fazer é cuidar da saúde e deixar a imunidade em dia. É importante salientar que não existe nenhum alimento milagroso que evite ou trate infecção pelo COVID-19. A imunidade é formada por diversos fatores, não se pode alencar um único alimento ou uma vitamina para resolver o problema. A construção do sistema imunológico é feita ao longo do tempo e não de um dia para outro.
Mas sabemos que uma alimentação equilibrada ajuda o organismo a se manter preparado e fortalecido . É importante investir numa alimentação que consiste em alimentos de verdade nesse momento e diminuir o consumo de alimentos ultraprocessados (açucares, embutidos, fast food, farinhas refinadas,...).
Existe vários alimentos que ajudam a fortalecer nosso sistema imunológico e são eles:
- Própolis, mel, cúrcuma, cardamomo, orégano, alecrim - são anti inflamatórios e devem ser incluídos na alimentação;
- Alimentos ricos em vitamina C - frutas;
- Alho e cebola - ação anti viral, quanto mais cru for seu consumo melhor o efeito imunomodulador;
- Kefir e Kombucha - tem ação probiótica, rico em microorganismos "do bem", auxiliam na saúde da microbiota intestinal e previnem alergias;
- Alimentos fonte de gordura "boa" - abacate, coco, azeite de oliva, óleo de coco, linhaça e chia;
- Manter sempre hidratado - 2 litros de água/dia;
- Aveia, farinha de banana verde, biomassa de banana , banana, batata yacon, chicória, folhas verdes - são alimentos prébioticos que nutrem as bactérias do bem e melhoram o funcionamento do intestino e aumentam a imunidade;
- Castanha do Pará - rica em selênio, importante para imunidade;
- Alimentos ricos em zinco - reforçam o sistema imunológico. Alimentos como carnes, semente de abobora, semente de girassol, castanhas, amêndoas e feijão.
É importante evitar o consumo de alimentos industrializados, rico em gordura, sódio e conservantes. O consumo de bebida alcoólica também diminui a imunidade. Além da alimentação tem outros fatores que influenciam na imunidade, como: sono, atividade física, stress, entre outros fatores que estão relacionados a sua qualidade de vida.
Portanto o importante é ter uma alimentação saudável rica em vitaminas, minerais e fibras ao longo da sua vida e não apenas nesse período.
Bruna Bortolotto Rohde - Nutricionista CRN2/7993
Fone: (55) 99670-7764 E-mail: [email protected]
Comentários