
As máscaras podem ser de algodão, poliéster ou

de TNT, só que com três camadas de tecido.
Cuidados que se devem ter com a máscara de tecido
Com o Decreto 40/2020 em que fica obrigatório o uso de máscaras em ambientes públicos e privados, em Restinga Sêca, deve se ter um cuidado com o manuseio e higiene. Fora as mascaras descartáveis, existe a opção pela mascara caseira de panos. E assim é preciso ter alguns cuidados com a limpeza desse tipo de mascara.
É muito importante salientar que a máscara é de uso individual, não se empresta e não se pode ser dividida O recomendado que cada um tenha a sua. Ela é uma barreira física contra o vírus então é preferencialmente que tenha duas camadas de pano.
É necessário o uso da máscara sempre que precisar sair de casa.
Elas são em sua maioria confeccionadas com tecidos como algodão, poliéster e TNT.
Conforme o Ministério da Saúde é necessário o uso por duas horas. Após esse tempo, deve-se trocar. O ideal é que se tenham duas.
Também é importante que ela proteja boca e nariz e que esteja segura por elásticos ou tiras para amarrar acima das orelhas e abaixo da nuca.
Lavagem.
É recomendado quando chegar em casa lave com sabão ou com água sanitária. Mergulhe no mínimo por 10 minutos e retire sem esfregar e coloque para secar , de preferência onde pegue sol. Depois de seca passe um ferro de passar roupa por cima.
Não utilize álcool em gel para lavar a mascara.
Conversamos com duas costureiras que estão fazendo esse tipo de mascara. Ambas estão usando os tecidos recomendados pelo Ministério da Saúde e tomam as medidas de higiene antes de confeccionar.
“Eu lavo os panos antes de mexer e depois passo o ferro de passar roupa. Ai eu entrego e digo para lavarem antes de usar”, conta a costureira Renita Hoffmann. Ela esta com muitas encomendas de mascaras e conta que quase não esta dando vencimento da demanda.
Já Joice Oliveira está com a produção a pleno vapor, mas também tem muita encomenda e quase não esta dando conta. Também higieniza os panos e recomenda os seus clientes uma lavagem antes de usar.
“Continuo pegando encomendas, mas tem que aguardar, pois tem muita encomenda antiga que eu to fazendo”, disse Joice.
Comentários