aftosa1-1024x520.jpg
Foto: Reprodução

Últimos dias para vacinar o rebanho contra a febre aftosa

Os criadores gaúchos têm até o dia 14 de abril (próxima terça-feira) para adquirir a vacina contra febre aftosa e imunizar seu rebanho. Nesta etapa, que foi antecipada, sevarão ser vacinados bovinos e bubalinos de todas as idades. Na região central a estimativa é de que cerca de um milhão animais deverão ser imunizados nos 26 municípios de abrangência da Supervisão Regional da Agricultura de Santa Maria.

As doses da vacina poderão ser adquiridas nas casas agropecuárias cadastradas em cada município. Em função da pandemia de Covid-19, a comprovação da vacina com apresentação da nota fiscal de compra nas Inspetorias de Defesa Agropecuária (IDA) foi prorrogada até o dia 30 de abril e deve ser entregue juntamente com a comprovação do banho ovino e declaração anual de produtor.

Para evitar aglomerações, a orientação é de que os produtores utilizem, preferencialmente, o meio eletrônico para enviar os comprovantes. O email da inspetoria de Restinga Sêca é o [email protected].

Em Restinga Sêca, devido a Covid- 19, o atendimento na Inspetoria é de uma pessoa de cada vez, através da grade da porta somente pela parte da manhã.

Além do atendimento também tem o email [email protected] , e o telefone para informações é o 55 -3261-1050.

Em Santa Maria o atendimento presencial está com horário reduzido, das 8h às 14h, com os funcionários atuando em regime de escalonamento. Na Inspetoria de Santa Maria, além do email [email protected], também está disponível atendimento por WhatsApp no número (55) 3221-1443. 

ALGUNS ATENDIMENTOS QUE PODEM SER REALIZADOS POR EMAIL

-  O produtor rural que necessitar de atendimento da IDA deverá enviar a sua solicitação via e-mail da seguinte forma:

- Comprovação de vacinação: enviar foto ou arquivo digitalizado do documento fiscal de compra da vacina.

- Declaração de rebanho: enviar foto ou arquivo digitalizado da sua declaração de rebanho.

- Emissão de GTA: enviar foto ou arquivo digitalizado do documento fiscal. A Inspetoria deverá enviar o arquivo em PDF da GTA emitida para o produtor.

- Outros serviços deverão seguir a mesma forma de solicitação e envio.

    Durante este período, será aceito que o produtor utilize o formato digital da GTA em PDF no celular para acompanhar o trânsito dos semoventes. Da mesma forma, deverá ser aceito em estabelecimentos de abate sob Inspeção Estadual.

Informações: ASSESSORIA DE IMPRENSA DA SEAPDR/DDA/REGIONAL DE SANTA MARIA

Comentários