81479631_1444497849045445_7464322220332941312_o.jpg
Foto: Reprodução

Presidente da ACI de Restinga Sêca fala sobre o fechamento do comércio

O Presidente da Associação do Comércio e Indústria de Restinga Sêca, Cidiclei Dotto, concedeu uma entrevista nesta quinta-feira (2) ao programa Panorama Geral, da rádio Líder FM 104,9, e para o Tribuna de Restinga,  e falou a respeito do Decreto que o Governo Estadual que proibiu até o dia 15 de abril a abertura do comércio nos municípios gaúchos em virtude da pandemia do Coronavírus.

O Decreto Estadual veio logo após o anúncio do prefeito, Paulo Ricardo Salerno, da abertura do comércio no município que aconteceria no dia três de abril.

Conforme Dotto, foi montado uma estratégia juntamente com administração municipal e a ACI/CDL para a previsão de abertura do comércio em Restinga Sêca com medidas contra a Covid-19.

A abertura seria com horário e as exigências de higiene e prevenção para se manter o estabelecimento aberto. Conforme o presidente, o Decreto deixou tudo na “estaca zero”.

“Tínhamos traçado um plano bem organizado, bem debatido, até pelo momento difícil que estamos passando. Procuramos montar uma estratégia para que os estabelecimentos comerciais voltassem a funcionar mediante as regras”, disse.

Dotto diz que no momento a Federação de Entidades Empresariais do Rio Grande do Sul (Federasul) está fazendo várias movimentações para analisar uma forma, mas a situação no momento que vale, é o Decreto Estadual e será cumprido por se tratar de uma determinação.

O presidente da ACI cita último Decreto Estadual, que possibilita em alguns casos a permissão de trabalhar com as portas fechadas.

“No artigo 5° parágrafo dois, inciso três, nós podemos trabalhar, pois a maioria do comércio de Restinga Sêca tem seu crediário. O artigo três nos permite trabalhar com as portas fechadas, atendendo por agendamento, fazendo entregas via tele-entrega. O que não pode acontecer é que se formem filas nas frentes dos estabelecimentos comerciais, o que é proibido”, cita.

Ele complementa que é possível fazer um agendamento para pagar um parcelamento que  cliente necessita, pode se fazer uma venda com atendimento individualizado, essas são algumas possibilidades.

Tudo isso com as medidas de higiene do álcool gel, algum lugar para lavar as mãos, colocar o tapete úmido com água sanitária. “São medidas que tem que serem tomadas para ter o cuidado necessário”, disse.

Ele salienta que todas essas possibilidades podem ser mudadas de um dia para o outro.

“A gente orienta nosso associado, de que é uma Lei, se nós pudermos abrir o comércio, que a gente abra, mas tudo conforme a Lei determina”.

Dotto também falou do portal que o Governo Federal lançou para os empresários poderem consultar tudo que está sendo ofertado as medidas de auxílio nesse momento para os empresários que é o gov.br/vamosvencer.

A respeito dos auxílios, incentivos fiscais que serão dados pelo Governo Federal aos empresários, Dotto diz que o melhor a se fazer é procurar o contador da empresa, pois ele saberá informar melhor a respeito dos planos que as empresas podem se encaixar neste momento.

A disseminação da desinformação é algo que preocupa o presidente da ACI. Ele pede que cuidem ao repassar informações, para que não acabe confundindo as pessoas e que procure se é de fonte segura.

O Bingo Premiado foi adiado devido à pandemia. A respeito disso, a orientação é para que todos que já trocaram as cartelas permaneçam com elas, e as pessoas que continuem comprando guardem para trocar posteriormente.

“No momento que tivermos a possibilidade de realizar o Bingo, vamos realizar, só está adiado devido a essa condição”.

Comentários