IMG-20200319-WA0018.jpg
Fotos: CRMV/RS
IMG-20200319-WA0016.jpg
Explicativo que mostra as diferenças entre os vírus.

Vacinas utilizadas em cães e gatos contra coronavírus NÃO podem ser usadas em humanos

Em preocupação as notícias falsas sobre a pandemia do Coronavírus, Giliara Saldanha, médica veterinária e diretora geral da Vigilância em Saúde de Restinga Sêca,conversou com o Tribuna de Restinga a respeito de uma noticia que trata sobre a vacina contra Coronavirose destinada para cães e gatos e humanos.

As informações que circulam pelas redes sociais, é que as vacinas V8, V10 e V12, podem ser usadas em humanos e que previne contra a Covid-19. O que não é verdade. Essas são vacinas que oferecem proteção a tipos de coronavírus que atingem especificamente cães e gatos.

“O Coronavírus canino, que pode causar diarréia leve, e o Coronavírus felino, que pode causar peritonite felina, esses dois vírus já estavam presentes há muito tempo entre nós, tanto que já existem vacinas preventivas para cães e gatos”, explica.

Conforme Giliara, não há evidencias que cães e gatos transmitam o Covid-19 para outras pessoas e nem para outros animais, e que as pessoas possam transmitir para os animais.

Cães e gatos estão protegidos, se vacinados com a V8, V10 e V12., eles ficam protegidos contra as Coronoviroses com as vacinas mencionadas nas informações falsas.

“É uma alerta para os fake news que circulam nas redes sociais sobre usar essas vacinas de cães e gatos para humanos e que protegem os animais contra o Coronavírus (Covid-19) que esta causando a pandemia. Essas vacinas (V8,V10 eV12) não protegem os animais contra a Covid-19 e muito menos devem ser usadas em seres humanos”, salienta.

As coronoviroses específicas atingem os animais e não atingem o ser humano.

“É uma alerta para as pessoas ficarem atentas, por que existem pessoas que vão se aproveitar as vezes dessa falta de informação dessas pessoas para tentar vender as vacinas tanto para animais quanto para pessoas dizendo que protege. Tenham muito cuidado em compartilhar as noticias falsas.”, alerta.

Tenham muito cuidado em compartilhar as noticias falsas.

Os animais também precisam de cuidados. É aconselhável que não se saia com o animal. Se sair quando voltar higienizar as patas, lavando com água e sabão, higienizar o pelo.

“Tu pode chegar em casa com as mãos sujas ou contaminadas e passar e se tiver o vírus ficar no pelo que pode contaminar novamente”, diz.

Essas precauções valem para cuidado do humano e do pet.

*Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul 

Comentários