
Foto: Fernando Ramos
Frente fria chega no Estado e provoca chuva, mas não ameniza o calor e a estiagem
O Tribuna de Restinga fez alguns questionamentos para o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) a respeito de quando chega a chuva para tentar amenizar a estiagem e o que está acontecendo para o calor elevado nos últimos meses.
Quem respondeu foi a Meteorologista/ 8° Disme-INMET/RS, Cláudia Rickes.
Até o domingo (15) as temperaturas continuarão elevadas. Uma frente fria está para chegar ao Rio Grande do Sul, mas não vai amenizar as altas temperaturas.
“Espera-se a chegada de uma frente fria no Estado, porém após a passagem desse sistema frontal, entre os dias 15 e 16, as temperaturas voltam a ficar elevadas”, diz Claudia.
Conforme a Meteorologista as chuvas não estão chegando no RS por conta da a circulação atmosférica, em baixos e médios níveis. Também devido à atuação de sistemas de alta pressão que inibem a formação de nuvens mais desenvolvidas verticalmente e a pouca quantidade de umidade disponível nessas camadas da atmosfera, e ficou concentrada na região central do país.
“Além disso, poucas frentes frias passaram pelo Estado. E quando passaram foram de forma rápida e fraca, isto é, ocasionando pouca chuva”, disse.
A previsão de chuvas deverá ficar mais frequentes no Estado após o dia 17, podendo acumular volumes mais significativos entre os dias 21 e 22 de março, mas infelizmente as noticias não são boas.
“Acreditamos que esses ainda não serão suficientes para mudar o quadro da estiagem no Estado”.
Comentários