WhatsApp Image 2020-02-07 at 19.44.40.jpeg
WhatsApp Image 2020-02-07 at 19.45.18.jpeg
WhatsApp Image 2020-02-07 at 19.45.47.jpeg
Jaciele Dell, coordenadora do programa Geoparque Quarta Colônia.

Conselho Gestor do Geoparque da Quarta Colônia em debate

O Conselho Gestor tem como objetivos fazer a identificação de demandas, definição de prioridades, criarem estratégias de atuação e sensibilizar a população sobre o Geoparque. Na noite de sexta-feira (7), a Câmara de Vereadores de Restinga Sêca, recebeu a reunião para tratar sobre o tema. A  coordenadora do programa, Jaciele Dell,  conduziu as explicações com exemplos, a forma de ação dos conselhos perante ao programa, de outras regiões e cidades que tem o geoparque implantado.

“Ficamos muito felizes de voltar à Restinga Sêca, já estivemos aqui em outra oportunidade e a participação da comunidade tem aumentado, e tu vê que está despertando o interesse.”, disse a coordenadora. “Essa movimentação que a comunidade restinguense está fazendo é fundamental para que esse projeto possa seguir.”, completa.

A organização do debate foi do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável da Quarta Colônia (Condesus), projeto Geoparque Quarta Colônia e Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Esta etapa é de composição de um conselho gestor para o projeto Geoparque. “Precisamos muito que as pessoas da comunidade participem dessas comissões e auxiliem nesse processo de tomada de decisões.”, salienta.

O prefeito Paulo Salerno esteve presente e destaca a importância do projeto Geoparque para o município e a Quarta Colônia. “O projeto Geoparque é uma novidade para todos nós, que vem sendo trabalhado pelo Condesus junto com a UFSM. Em 2020 esse projeto vai crescer ainda mais principalmente com recursos que foram conseguidos via Ministério da Cidadania para formação de mão de obra e qualificação das pessoas.”, diz.  O prefeito faz a ressalta que o projeto vai mudar a perspectiva  turística da Quarta Colônia devido a organização que será feita. Além disso, as qualificações e ajuda dos parceiros serão fundamentais para a certificação  da Unesco.

O presidente da Câmara de Vereadores, André Tonetto, destaca a importância de se levar a cultura do município para o Brasil e o exterior.  “É sempre um prazer estar aqui de portas abertas para receber esses professores. É muito bom  quando se fala em despertar dentro da cultura do restinguense e do morador da quarta colônia, alguma gastronomia,com aquela facilidade de ter um produto ou fazer algo diferente ou que se destaca, e que muitos não conseguem exportar  ou um ponto turístico do município. É esse grupo de trabalho que vai desenvolver isso dentro do município e levar o nome de Restinga para o mundo.”, disse.

O projeto Geoparque é um esforço  institucional da UFSM, Condesus  e as prefeituras das oito cidades, mais Restinga Sêca, que compõe  a Quarta Colônia, para integrar e mostrar o seus patrimônios  culturais e naturais. 

Comentários