80824478_2749124821817624_8327312120832065536_n.jpg
Placas nas Tunas indicam o horário dos guarda vidas.
82243159_1756206331187827_3742565597574070272_o.jpg
Ficar próximo da guarita é uma boa ideia. Foto: Roger Bolzan/ Assessoria de Imprensa da Prefeitura.

Quer um banho seguro de rio ou de mar? Fique atento, veja algumas informações para um bom banho

Época de tomar um bom banho de rio nos balneários da região. Então nada melhor do que ter alguns cuidados ao entrar na água e evitar alguma tragédia. O Tribuna de Restinga conversou com o comandante do Corpo de Bombeiros de Restinga Sêca, tenente Sandro Moretti Machado Vieira, e pediu para que falasse sobre algumas precauções a serem tomadas.

Para evitar os afogamentos é necessário prestar atenção em algumas informações. “Entrar na água sempre em um local que seja próximo a um guarda vidas. E principalmente respeitar a área demarcada.”, diz Moretti. Todo balneário tem uma área demarcada em volta da guarita. “ Pedimos sempre a colaboração do veranista para que não ultrapasse aquela área e respeite a sinalização.”, completa.

Balneário Passo das Tunas, de Restinga Sêca, conta com três guarda vidas, sendo um militar e dois civis. O horário em que estão na guarita é das 9h às 12h e 15h às 19h. Já o balneário de Nova Palma são dois guarda vidas, um militar temporário e um civil, e o horário é das 9h às 12h e 15h às 19h, exceto na segunda-feira, que é o período de folga.

Em questão de salvamentos houve registros devido à imprudência dos banhistas.

Para os pescadores é indicado uso do colete salva vidas de e também ter uma bóia por perto caso seja necessário usá-la. Devem evitar ingerir bebida alcoólica.

Nesta época também as pessoas costumam frequentar cascatas, fazer trilhas. A recomendação do comandante é que avise a guarnição do Corpo de Bombeiros do local e deixe números de telefone para contato. Também avise seus familiares o local que vão estar. Principalmente nesta época de chuvas que vêm os temporais ocasionais e podem ocorrer trombas de água nesses lugares.

Em caso de entrar em um local desconhecido e que não tenha um salva vidas, um açude ou um rio, fora de balneários, verifique com um bastão ou um pedaço de madeira a profundidade do local para que não caia em buracos que possam existir.

Para o mar são os mesmo cuidados dos rios. Porém, existem outros sinais para se ficar alerta. Para os que vão veranear nas praias de água salgada do litoral Gaúcho, algumas recomendações são diferentes, mas a atenção deve ser maior ainda devido às ondas e ao repuxo. “Nós pedimos que respeitem o horário e também verifiquem o local em que estão os guarda vidas.”, diz o tenente.

Perguntamos a respeito de comer e logo após a refeição ir para água. “Não é o recomendado. Entre na água com no mínimo duas horas após ter feito uma refeição. É bom salientar que bebida alcoólica também não combina com água.”, alerta.

Confira outros pontos para que seu passeio, ou férias, não tenha problema com relação a um bom banho de mar ou de rio:

- Não tente retirar ninguém da água. Pessoas sem técnica alguma não devem tentar fazer a retirada, pois pode acabar se afogando junto. Atire uma bóia ou na ausência dela algum objeto que bóie. Uma corda também pode ser usada, basta joga-la e a pessoa segurar e puxar para margem.

- Fique atento às crianças. Fique focado nelas ao entrar na água, pois o repuxo ou um buraco pode fazer com que elas se afoguem.

- Não entre na água com garrafas ou objetos que possam quebrar. Esses objetos podem quebrar e causar ferimentos, tanto no usuário quanto pro guarda vidas, caso seja necessário um salvamento.

- Não fique na praia quando começar chuva ou temporal. Saia da água e da praia, pois você pode se tornar o ponto mais alto e virar uma espécie de para raio se algum cair. Fique abrigado em um local fechado, vá para dentro do veículo, se possível, retorne para sua casa. Não fique perto de árvores.

- Respeite as bandeiras nas guaritas da praia:

Verde: Mar calmo próprio para banho

Amarela: Mar oferece risco ao entrar na água, deve ter atenção com ondas.

Vermelha: Mar perigoso, com ondas grandes, buracos, banho não é recomendado.

Comentários