79918531_1735211086620685_4124103678669881344_o.jpg
Foto: Assessoria de Imprensa da Prefeitura

Em entrevista, prefeito Paulo Salerno fala de calçamento para ruas da cidade, Tunas, Recanto Maestro, turismo e agricultura

O prefeito de Restinga Sêca, Paulo Salerno, concedeu uma entrevista na manhã desta segunda-feira (6), para o programa Panorama Geral, da rádio Líder Fm 104.9, onde falou da administração em 2019 e uma perspectiva para 2020 para o município.

Referente aos três anos de mandato e o ano de 2019,  avaliação da administração foi de construção junto à comunidade de Restinga Sêca. “Para nós tem sido de uma grande satisfação poder estar à frente do município nesse período e construir junto com a comunidade, trazendo uma cidade melhor, trabalhando em forma de parceria, de diálogo e de transparêcia, sempre procurando fazer o melhor para o município.”, disse.

O prefeito foi questionado sobre o pagamento do funcionalismo.  Salerno disse que está tudo em dia com os pagamentos e fechando os recursos no azul. “É muito bom poder fechar o ano de 2019 de maneira positiva, manter o pagamento do funcionalismo em dia, manter o pagamento dos fornecedores em dia, fechando as contas da melhor maneira possível. Nós fechamos o recurso livre no azul, algumas questões na saúde e educação, mas com o recurso livre no azul acabamos sanando esses pequenos problemas.”, diz.

Os recursos oriundos do  Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) foi mencionado. “A questão do Fundeb é histórica, e mesmo assim não deixamos de realizar melhorias nas escolas. Estamos iniciando esta semana as obras de construção do refeitório e reforma da cozinha da Escola Francisco Giuliani.”, aponta.

Em primeira mão o prefeito disse que está aguardando uma autorização da Caixa Econômica Federal para calçamento de três quadras da rua José Burmann, da rua Artur Scheffel,, da Rua Pedro Sena, no acesso a fabrica de calçados, e a rua Médium Chico Xavier, ruas localizadas no bairro São Luiz. Conforme o prefeito também haverá calçamento na rua principal, a Antonio Belarmim Felin, que do acesso a Vila Felin. “Temos vários contratos assinados para realizar essas obras importantes já no inicio do ano. Também estamos licitando o em torno da viação férrea, que a rua mais antiga do município que vai receber investimento.”, salienta.

As piscinas térmicas do Centro de Eventos, que a inguração estava prevista em dezembro foi adiada para fazer os últimos ajustes, como proteções de segurança e o ajustamento do calendário para utilização da mesma. A inauguração acontecerá ainda no inicio de 2020.

Em relação ao Hospital de Caridade São Francisco o prefeito disse que é o primeiro ano que se consegue pagar todos os funcionários do hospital em dia. “Também ano passado colocamos em dia o pagamento que desde 2015. o que tínhamos um atraso e foi pago.”, diz. Salerno acrescenta que com o repasse da sobra da verba da Câmara de Vereadores foi conseguido pagar a primeira parcela do 13° salário aos funcionários e já foi paga a outra metade, e também os salários. “É o primeiro ano que a gente consegue fechar o ano sem muitos problemas.”salienta.

Referente ao Recanto Maestro virar zona urbana, o prefeito disse que considera um avanço. “No geral nos avançamos, é a primeira vez na história que estamos instituindo zona urbana àquela parte do recanto através de uma Lei Municipal. Estamos regularizando os decretos que existiam tentando fazer o melhor possível.”, salienta.

O turismo será um ponto importante para 2020. Isso será devido aos investimentos que serão feitos no município. “Nós vamos ter um empreendimento turístico lá, o maior empreendimento turístico da região e que vai passar a pagar tributos sobre suas operações.”. Conforme o prefeito será ofertado cursos para as pessoas, e isso vai ajudar a fomentar o turismo em Restinga Sêca. “A Ufsm vai desenvolver cursos em parceria com os municípios para desenvolver a qualidade no desenvolvimento das pessoas.”, disse.

Em relação agricultura as noticias não são boas. Conforme o prefeito cerca de 30% das áreas de plantio das lavouras foi perdida devido a  falta de chuvas.A esperança é que se confirme as chuvas dos próximos dias. “Nós temos acompanhado diariamente isso, esse número já pode ser maior, podendo chegar a 40%, estamos terminando um levantamento para definir o futuro.”, falou o prefeito.

Em relação ao Balneário das Tunas o prefeito afirma que o movimento está bom. Ele mesmo presenciou pessoas querendo alugar casas para passar a temporada ou alguns dias e já não se consegue devido a estarem com reservas e locações. “Estive lá sábado, e no momento que estava lá, chegou um pessoal que tinha vindo para passar o dia e acabou espichando já não conseguiu lugar para ficar.”.

Comentários