cuidados-com-os-animais-no-verao-correio-nogueirense.jpg
Foto: Reprodução/Internet

Cuidados com os animais no verão

As temperaturas altas fazem mal não somente para as pessoas, mas os animais também sofrem com o calor. Alguns cuidados podem ser tomados para ajudar a amenizar o calor que eles sentem.

“Trocar a água dos animais, no mínimo três vezes ao dia, e deixá-la na sombra. Também podem ser colocadas pedrinhas de gelo na água. A comida deve ser colocada na sombra também.”, recomenda a médica veterinária Giliara Saldanha.

Molhar os cães com água fresca também ajuda a passar o calorão. O calor é propicio para que apareça parasitas.  “Um banho por semana e controle de pulgas e carrapatos é muito importante porque nessa época é propício o aparecimento desses parasitas.”, é o cuidado que a responsável por abrigar animais, que são encaminhados do Focinhos de Restinga, Miriam Pinho, faz com seus protegidos.

Os horários de passeio devem ser alterados. “Devemos evitar passeios após as 8h da manhã e antes das 21h, pois os pezinhos dos cães e gatos são sensíveis e podem queimar, com o calor da calçada.”, destaca Giliara.

Para ajudar os animais de rua,  potes de água fresca nas calçadas podem ser colocados nas calçadas para ajudar na hidratação. De preferência em lugares onde bata sombra. Se caso ver algum animal em condições de exposição ou de maus tratos deve acionar o Focinhos de Restinga e o Comupa.

Com o calor extremo e o verão chegando veja alguns cuidados:

- Trocar a água dos animais, no mínimo três vezes ao dia, e deixá-la na sombra. A comida deve ser colocada na sombra também.

- Para cavalos que pararam suas atividades, deve-se aguardar o animal refrescar  e descansar um pouco, para depois oferecer água.

- Colocar potes de água fresca nas calçadas para os animais da rua poderem se hidratar.

- Evitar passeios após as 8h da manhã e antes das 21h,

- Molhar os cães e gatos com água fresca também ajuda a passar o calorão.

Comentários