image.jpg
Foto: Reprodução/Internet

Maus tratos aos animais é crime

Nas ultimas semanas presenciamos casos de maus tratos animais em âmbito nacional, como a rinha de cães, em São Paulo e, em Restinga Sêca teve dois casos, um cão que sofreu maus tratos no dia 15 de dezembro e outro no Natal. 

O animal do da 15, estava bastante magro, debilitado e também sofria de miíase severa no órgão genital com risco de perder o órgão. Conversamos coma veterinária Saline Santos, presidente do Conselho Municipal de Política Animal (COMUPA) sobre como proceder nos casos de maus tratos no município.

As denuncias podem ser feitas na Prefeitura de forma anônima, através de um protocolo que será encaminhado para o setor de fiscalização, mas importante sempre colocar a localização, endereço, qualquer informação possível. Também é possível denunciar para os Focinhos de Restinga em sua página na rede social que será repassado ao conselho.

Na esfera administrativa existe uma multa que pode ser de R$ 500,00 a R$ 3.000,00 reais dependendo do agravante. E caso tenha agravantes como mutilação e morte do animal o processo será encaminhado para a polícia civil e ministério público.  “Quando a questão é mais de negligencia do dono a gente notifica, quando for um caso de maus tratos com agravantes  na hora é feito o auto de infração”, diz Saline.

Os casos em que o animal precisa de atendimento, e cuidados, verificamos com a associação a possível alocação do animal em um lar temporário, explica Saline. E depois se o tutor quiser pode assinar um termo de Doação e outra pessoa será responsável pelo animal. “Não adianta a gente devolver para uma pessoa que não quer o animal, que não vai cuidar, não adianta só multar, tem o pós também.”, disse.

História do animal do dia 15 foi com final feliz, pois a antiga proprietária assinou o termo de doação e um novo lar  e já foi conseguido. O animal já está em uma nova casa onde está bem tratado e recebendo os cuidados necessários. Outro caso de maus tratos que ainda está sob investigação foi atendido na noite de Natal, o animal já  foi medicado após ser agredido pelo dono.

 

Comentários