Ricardo Carneiro - artista (3).JPG
Ricardo Carneiro - artista (1).JPG
Ricardo Carneiro - artista (2).JPG

De Parintins para a Quarta Colônia

Com muita técnica e criatividade, as esculturas e carros alegóricos do Arte, Música e Magia no 14º Natal Iluminado da Quarta Colônia vão ganhando formas por meio das mãos de Ricardo Carneiro, artista plástico de Parintins, no Amazonas, e que é um dos responsáveis por coordenar o trabalho na Fábrica do Natal da Fundação Ângelo Bozzetto, localizada em Faxinal do Soturno. Trabalho será apresentado nos desfiles de Restinga Sêca, no dia 20, e em Faxinal do Soturno, no dia 21.

Aprendendo o ofício na região Norte do país, onde em seu município é realizado o maior festival folclórico do mundo, Ricardo traz de berço o trabalho de desenvolver as esculturas. “O Amazonas é referência nessa área de artistas plásticos. De lá tem vários artistas como eu espalhados pelo Brasil, principalmente no Rio de Janeiro e São Paulo em razão do Carnaval”.

A vinda do artista plástico para o Sul se deu em razão do trabalho que ele realizou na criação dos carros alegóricos do desfile da Oktoberfest, em Santa Cruz do Sul. A partir daí surgiu o convite para produzir para a Fundação Ângelo Bozzetto.

Partindo de novos conceitos e estruturas, Ricardo está produzindo esculturas e mecanismos de transporte das alegorias que serão usadas nos desfiles de Restinga Sêca e Faxinal do Soturno, porém não dá muitos detalhes para não estragar a surpresa no dia do evento. “A gente trabalha muito com as esculturas em isopor e tem todo um processo de fibragem, de pastelagem, que é o envelopamento que a gente faz com cola e papel para proteger e deixar mais bonito. Por fim, na última semana, faremos os acabamentos e pinturas”, finaliza o artista plástico.

Arte, Música e Magia no 14º Natal Iluminado da Quarta Colônia é uma realização da Fundação Ângelo Bozzetto; com produção cultural de L.C. Vilanova Projetos Culturais; patrocínio cultural da Nova Palma Energia; e financiamento Pró-Cultura RS Lei de Incentivo e Fundo e Governo do Estado do Rio Grande do Sul por meio da Secretaria da Cultura.

Texto: Assessoria de Imprensa da Fundação Ângelo Bozzetto

Fotos: Ricardo Carneiro.

IDENTIFIQUE-SE E LEIA A NOTÍCIA COMPLETA!


Já é assinante?

ENTRE AQUI

Não sou assinante

Assinar

Comentários