WhatsApp Image 2019-12-06 at 14.42.21.jpeg
Foto: Roger Bolzan/Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Restinga Sêca
WhatsApp Image 2019-12-06 at 09.10.56.jpeg
Fotos: Giliara Saldanha.
WhatsApp Image 2019-12-06 at 09.10.59.jpeg
WhatsApp Image 2019-12-06 at 09.11.00.jpeg

I Conferência Municipal de Combate ao Racismo Institucional é realizada em Restinga Sêca

Após reuniões com as comunidades negras e com os responsáveis da saúde da população negra do Estado, e com um objetivo de capacitar os profissionais da saúde e também os profissionais de outras secretarias da prefeitura., foi realizado a I Conferência Municipal de Combate ao Racismo Institucional, na sede do CTG Os Vaqueanos, na quinta-feira (5).

Para Coordenadora da Política da Saúde da População Negra e  coordenadora da Conferencia, Giliara Saldanha poder iniciar capacitando os profissionais locais da início a algo maior. “Conforme a Carolina disse: “Primeiro a gente arruma a casa para depois a gente receber a visita “, a nossa idéia é conseguir ano que vem ou no próximo ano já fazer uma conferencia regional.”.

Carolina Montiel ,Cientista Social, Mestra em Saúde Coletiva e Consultora em Educação Permanente e Inovação em Saúde falou sobre o que é racismo institucional e como se identifica. Depois trocou experiências com o público presente.  “Foi muito legal, foi fruto de um processo, já venho conversando com o município há alguns meses, e foi uma receptividade ótima, conversar um tema que é delicado e que todo mundo tem participação nessa luta.”, destaca. Segundo Carolina o que foi visto existe um grande potencial devido ao engajamento que se teve sobre o tema. “Espero ver uma cidade cada vez mais comprometida, engajada, cuidando de suas comunidades quilombolas como um todo e enfrentando o racismo institucional.”, diz

Também ocorreram apresentações culturais do Grupo de Dança Rei Zumbi (São Miguel Velho), do Grupo de Capoeira Paranaue (São Miguel Velho), das Comunidades de São Miguel Velho, Barro Vermelho e Rincão dos Martimianos e exibição do filme ‘Love do Amor’, do diretor Fabrício Koltermann, que trata do tema da conferência.

Ao final, ocorreu o debate em grupo focando no que pode ser feito para mudar essa problemática. Participaram do evento, o vice-prefeito, Vilmar João Foletto, a secretária da Saúde, Jocelaine Brauner, a diretora da Vigilância em Saúde e coordenadora da Saúde da População Negra, Giliara Saldanha; o presidente da Associação Vovô Geraldo, Roberto Potácio da Rosa, a vice-presidente da Associação Rincão dos Martimianos, Terezinha Paim, e a representante da Comunidade de Barro Vermelho, Ivonete Carvalho e os servidores do Município.

Informações: Roger Bolzan/ Assessoria de Imprensa da Prefeitura.

Comentários