WhatsApp Image 2019-11-27 at 09.44.47.jpeg
WhatsApp Image 2019-11-27 at 09.44.40 (1).jpeg
WhatsApp Image 2019-11-27 at 09.44.40.jpeg
WhatsApp Image 2019-11-27 at 09.44.42.jpeg
WhatsApp Image 2019-11-27 at 09.44.45 (1).jpeg
WhatsApp Image 2019-11-27 at 09.44.45.jpeg
WhatsApp Image 2019-11-27 at 09.44.53.jpeg
WhatsApp Image 2019-11-27 at 09.46.03.jpeg

As “Estrelas Além do Tempo” de Restinga Sêca

A Escola Estadual de Ensino Médio Érico Veríssimo, de Restinga Sêca, prestou uma homenagem na noite de terça-feira (26), nas dependências da escola, as mulheres negras de destaque  do município. “Estrelas Além do Tempo” fez parte da programação do I Educa Érico e homenageou Elídia Corrêa Vargas, Geneci Killian, Rosânia Santos dos Santos, Leone Prado de Lima e Marcia Garcia Cavalheiro. O evento foi dentro das celebrações do Dia Nacional da Consciência Negra da escola e que busca a valorização e conscientização do mês. Estavam presentes familiares, professores, alunos da escola, a direção e convidados.

 “Este ano nós pensamos em uma atividade diferente, nós pensamos em quantas mulheres negras existem no município e que se destacam nas atividades em que elas trabalham que se doam. Nós sentimos muito felizes em ter essas mulheres aqui na escola para receber essa homenagem singela, simples, mas de coração”, diz Liliane Abrão, a idealizadora das homenagens.

Geneci Killian se considera, com muito orgulho, um patrimônio da Érico Veríssimo, pois foi aqui que passou grande parte de sua vida. E receber a homenagem a emoção tomou conta. “Não tem como não se emocionar, foi na Érico Veríssimo que passei a maior parte da minha vida, e a homenagem foi muito linda, eu não esperava tanto, e só tenho agradecer, a comunidade diretiva, a comunidade, muito obrigada.”, agradece com a voz embargada.

As homenageadas receberam certificados, flores e cada uma, em seu discurso, valorizaram a homenagem prestada pela escola e também por valorizar a mulher negra e tocar no assunto preconceito que ainda é muito grande na sociedade.

O I Educa Érico segue com sua programação. Na quinta-feira (28) terá o encerramento do programa “Sou líder”, com palestra da psicóloga Fernanda Vargas, às 9h, na sala 03 da escola. Ainda na quinta-feira terá a palestra “Protagonismo Juvenil” com a professora orientadora Educacional Clara Maria Borges, às 20h na sala 19. O I Educa Érico termina no dia cinco de dezembro.

Confira o histórico de cada uma das homenageadas:

Sra. LeonePrado de Lima

Casada  com o Sr. Sérgio Roberto de Lima, é mãe de Patrick Padro de Lima e Maria Eduarda Prado de Lima. O primeiro contato da senhora Leone com o tradicionalismo foi acompanhando seus filhos Patrick e Maria Eduarda no CTG Nossa Sra. Aparecida. Em 2006, o CTG passou a  DTG - Departamento Tradicionalista Gaúcho Nossa Senhora Aparecida, desmembrando-se da comunidade de Aparecida e permanecendo como departamento do Sport Club Secco. Dali em diante, dona Leone integrou o Conselho Vaqueano, Agregada das Pilchas, sendo atualmente Patroa do DTG DTG Nossa Senhora Aparecida juntamente com seu esposo Sérgio Roberto de Lima. Dona Leone também faz parte da diretoria da Capela São Francisco de Assis no Boqueirão da Estiva. No dia 18 de setembro de 2019 foi homenageada pelo CTG Estância do Mirim como Mulher Gaúcha destaque na comunidade Restinguense no evento Prosa da Cultura com o tema “Mulher Gaúcha, 70 anos de inclusão no Tradicionalismo Gaúcho Organizado, suas Conquistas e Participações.”

Sra.Elídia Correa Vargas,

Casada com Paulo Mauricio de Vargas, mãe de Mauricio Vargas e Elisiane Vargas Filha do senhor Oli Correa e Jovita Carvalho Correa, neta de Idelmiro Albino Carvalho (vô Panda) e Otília Carvalho (vó filhinha). Foi do avô que escutou a seguinte frase: estuda minha filha o conhecimento transforma as pessoas. Este ensinamento foi levado portoda a vida, pois apesar das inúmeras dificuldades enfrentadas jamais desistiu de aprender, de estudar, tendo sido aluna da EJA da Escola Francisco Manoel e posteriormente do Ensino Médio regular da Erico Verissimo. Formada em Técnico em Administração no Polo UAB Restinga Seca, atualmente cursa Técnico em Massoterapia. Nos trabalhos sociais na comunidade fez parte do CPM da Escola Estadual de Ensino Médio Erico Verissimo, foi integrante de várias patronagens do CTG Os Vaqueanos desde o ano de 1997 até o ano de 2011, atuou no Departamento Cultural de Prendas e Peões. Em 2012 a convite do coordenador da 13ª Região Tradicionalista o Sr. Ildo passou a integrar a equipe cultural, onde atuou até o ano de 2016 como Diretoras de Apoio Cultural. Trabalho este que a capacitou para palestras de cunho cultural para peões e prendas. Atualmente é integrante da Equipe de Avaliadores Regionais de prendas e peões da 13ªRT, avaliando concurso de peões e prendas em várias regiões do nosso estado.No ano de 2008 assumiu como MONITORA do Programa Escola Aberta para a Cidadania na E. E.M. Erico Verissimo, onde permaneceu até ano de 2015, trabalhando diretamente com crianças e adolescentes em vulnerabilidade social. Aceitando mais um desafio no ano de 2013 foi eleita Presidente do Instituto de Arte e Cultura Alex Procknow, onde crianças e adolescestes têm aulas gratuitas de música, dança, percussão e artes, cargo que permaneceu até 2019. Fez parte da diretoria da associação Cultural Tradicionalista de Restinga Seca.  Atualmente é membro do Conselho de Cultura do Município. Em 2008 concorreu ao Conselho Tutelar e ficou como suplente, assumindo no ano de 2010. No ano de 2011 concorreu ao conselho Tutelar de Restinga seca, onde foi eleita e desempenhará suas funções até o ano de 2020.

Sra. Geneci Kilian

Casada, mãe de três filhos,avó de três netas. Filha de João Francisco e Dalila Almeida dos Santos.  Assumiu como funcionária pública estadual concursada, no dia 30 de junho de 1989. Sempre trabalhou com dedicação para que a escola Erico Verissimo tivesse um ambiente limpo e organizado, onde professores e alunos pudessem se sentir bem.Quando assumiu suas funções, a escola funcionava onde hoje está a Prefeitura Municipal de Restinga Seca. Em 1992 a Escola foi transferida para o prédio no qual está hoje. Trabalhou ao lado de muitas colegas de função , muitos professores e várias equipes diretivas, sempre procurando cumprir suas obrigações e cultivando boas relações humanas. Em razão de problemas de saúde, pôde sentir a solidariedade e compreensão de todos, bem como assim também agia quando colegas tivessem algum problema. Em razão de estar delimitada, foi prestar serviço na Biblioteca da Escola estadual de Ensino Médio Erico Verissimo, onde pode conviver e ajudar ainda mais os alunos, os quais, carinhosamente, chamavam-na TIA GE. Em 17 de fevereiro de 2014 aposentou-se, mas considera-se, com muito orgulho, patrimônio da Erico Verissimo, pois foi aqui que passou grande parte de sua vida.

Sra. Márcia Garcia Cavalheiro

Marcia Garcia Cavalheiro, apelido Marcia Keniana, filha de Adão Odi Garcia e Neli Cecilia da Costa Garcia. Casada com o Sargento Cavalheiro da Brigada Militar.Possui dois filhos uma biológia: Kauisa Garcia Cavalheiro e um do coração: Mauro Garcia Junior.

Concursada há 32 anos como professora na Prefeitura Municipal de Restinga Sêca.

Formada em Técnico em Agroindústria.

Graduada em Educação Física,pós graduada em Educação Especial Inclusiva, cursando Técnico em Meio Ambiente.

Ministra Extraordinária na Paróquia Sagrado Coração de Jesus.

Coordenadora do Programa AABB Comunidade.

Maratonista há 21 anos, participando de corridas municipais, regionais, estaduais, nacionais e internacionais. Possui em torno de 350 medalhas e aproximadamente 700 troféus.

Sra.Rosânia Santos dos Santos

Segunda dos cinco filhos do Sr. João Timóteo da Silva Santos e de dona Venina Rodrigues Santos. Casada com o Sr. João dos santos Sobrinhos. É mãe de Letícia e Vinícius. Formada pela Universidade Federal de Santa Maria em Licenciatura de 1º Grau – Português e Inglês e respectivas literaturas. Foi professora regente por 27 anos nas escolas estaduais de ensino fundamental Olivia Lorentz Schumacher, em Formigueiro e na Escola Estadual de Ensino Fundamental Francisco Manoel, onde aposentou-se em 2007. Em sala de aula, honrou o juramento que fez no dia de sua formatura. Como educadora, considerando-se porta-voz da Língua Portuguesa, procurou desenvolver seu trabalho com dignidade, eficiência, seriedade, profissionalismo e credibilidade. Segundo seus alunos, era autoritária, brava, exigente demais. No entanto, a professora Rosãnia afirma que para cada aluno que teve oportunidade de compartilhar suas experiências, existe um lugar especial em seu coração. Nesta noite tão especial a professora Rosânia deixa para todos a seguinte mensagem: Professor é um artesão que retoca o que você vai ser no futuro.

Comentários