Foto: Reprodução Internet.
Pastor da Igreja Evangélica Luterana de Restinga Sêca, Rubem Marcelo Dettenborn.
Hoje é feriado em Restinga Sêca: É o dia da Reforma Luterana
Hoje, 31 de outubro, é feriado municipal em Restinga Sêca. Este feriado é devido a LEI Nº 2971/2013, você acessa aqui, que estabelece os feriados religiosos no município.
E hoje é a celebração da Reforma Protestante, que foi um movimento reformista de caráter religioso cristão surgido na Alemanha na segunda década do século XVI liderado por Martinho Lutero, simbolizado pela publicação de suas 95 Teses em 31 de outubro de 1517 na porta da Igreja do Castelo de Wittenberg.
“Não gostamos de ser chamados como protestantes, como no passado, mas como uma igreja que nasceu em um momento especial que precisava de mudanças.”, aponta o pastor da Igreja Evangélica Luterana de Restinga Sêca, Rubem Marcelo Dettenborn.
Martinho Lutero era filho de camponeses e nasceu no dia 10 de novembro de 1483. Aprendeu desde cedo a orar e reverenciar as obras da Igreja Católica como papa e a igreja e os santos.
O menino Lutero aprendeu, entre outras coisas, a orar aos santos, realizar boas obras e reverenciar o papa e a igreja. Com cinco anos, Lutero começou a estudar latim em uma escola local e aos 12 anos, foi aluno de uma escola de uma irmandade religiosa em Magdeburgo.
Em 1505 recebeu grau de Mestre em Artes da Universidade de Erfurt, e no mesmo ano começou a estudar Direito. Pouco tempo após iniciar seus estudos de Direito, Lutero resolveu tornar-se monge, diz a história que foi devido a um raio. Ele estava caminhando quando foi surpreendido por uma tempestade e um raio caiu perto e ele invocou a padroeira dos necessitados dizendo: “Ajuda-me, santa Ana, e serei monge.”. E assim entrou no Mosteiro Agostiniano de Erfurt onde foi ordenado em 1507. Em seguida, deixou o Mosteiro para ensinar filosofia moral na Universidade de Wittenberg.
Continuando seus estudos, Lutero obteve o título de Doutor em Teologia. De 1513 a 1518, ensinou Teologia Bíblica na Universidade de Wittenberg. Em 31 de outubro de 1517 fez a Reforma Protestante.
Vítima de derrame cerebral em 1546, aos 63 anos de idade, em sua cidade Natal, Eisleben. Seu corpo está sepultado na Igreja do Castelo de Wittenberg, onde, cerca de 30 anos antes, havia afixado suas 95 Teses.
A Mensagem da Presidência da Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB) para o Dia da Reforma e celebração dos 20 anos da Declaração Conjunta sobre a Doutrina da Justificação pode ser lida aqui.
Comentários