
Foto: Roger Bolzan/Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Restinga Sêca

Setembro Amarelo aborda os Transtorno mentais e a importância do suporte adequado em palestra
No mês de prevenção ao suicídio, que tem o movimento Setembro Amarelo como base, a Secretaria de Saúde de Restinga Sêca movimenta diversas ações nas Unidades de Saúde. Na quinta-feira (19), na Câmara de Vereadores de Restinga Sêca, houve a palestra com o psiquiatra Gustavo Salvati, que abordou o tema o tema: Transtornos mentais e a importância do suporte adequado. A organização da palestra ficou a cargo do Núcleo Ampliado da Saúde e da Famíla (NASF).
“Ainda é um tabu falar sobre suicídio, as pessoas acabam guardando, não falando, e isso a gente vai perdendo muitas vidas. O ideal é que se tenha espaços como o que fizemos hoje para que as pessoas possam ter conhecimento e posam se ajudar e também ajudar outras pessoas.”, destaca a Secretaria de Saúde, Jocelaine Brauner.
Para o palestrante, o psquiatra Salvati, a idéia de fazer uma ação assim é sempre relevante e serve para ajudar a prevenir e evitar mais casos. ”Como nós prevenimos, levando a informação até o público, mostrando os caminhos e os facilitadores para que eles não se sintam desamparados principalmente. A prevenção, ao acesso do paciente ate o profissional vem através da rede, a questão dos agentes de saúde, das visitas, do conhecimento da família são de ajuda para o profissional.”, salienta.
Comentários