Simulação de Tiro de laço mecânico
Publico compareceu e prestigiou.
Aplausos para as entidades.
Apae.
Faixas identificando as entidades tradicionalistas do município.
Nossa senhora Aparecida.
Muita criatividade nas representações
Faixas com dizeres de Paixão Côrtes.
Autoridades no palanque.
Um bom assado sendo feito na hora.
Autoridades presentes no palanque.
Centelha da Chama Crioula presente em todas entidades.
Como foi o Desfile da Revolução Farroupilha em Restinga Sêca
Restinga Sêca fez um excelente desfile da Revolução Farroupilha. Na ultima sexta-feira (20), o público compareceu em massa lotando as calçadas ao longo da Avenida Julio de Castilhos e Borges de Medeiros. No palanque estavam autoridades do Executivo e do Legislativo de Restinga Sêca e representantes das entidades convidadas.
O desfile começou as 14h com um histórico do tema da Semana Farroupilha 2019: Vida e obra de Paixão Côrtes, tendo um breve histórico do homem que é símbolo do gauchismo, João Carlos D'Ávila Paixão Côrtes.
“Muito obrigado aos gaúchos e gaúchos que desceram a cavalo aqui na avenida, e ao publico que esta aqui para reverenciar a data mais importante do nosso Rio Grande do Sul.”, disse em seu discurso Luiz Friederich, Sub-Coordenador da 13° Região Tradicionalista.
“Quero agradecer e parabenizar o empenho e o trabalho a todos vocês que fazem e que lutam para manter as entidades. E que em 20 de setembro de 2020 possamos fazer um desfile ainda maior”, agradeceu em seu discurso o Prefeito de Restinga Sêca, Paulo Salerno.
A primeira entidade a passar pelo palanque e abrindo assim o desfile foi a Brigada Militar de Restinga Sêca. Logo em seguida os tradicionalistas conduzindo as bandeiras do Brasil, Rio Grande do Sul, a bandeira de Restinga Sêca e da , Sub-Coordenador da 13° Região Tradicionalista. Depois foi a vez dos homenageados como Tradicionalistas Destaques 2019, Ivo Ritcher e Rodrigo Baldissera.
Abrindo as entidades convidadas, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Restinga Sêca (Apae) mostrou no desfile a Equoterapia realizada no município.
A primeira entidade tradicionalista restinguense a abrir o desfile foi o Departamento Tradicionalista Gaúcho (DTG) Nossa Senhora Aparecida. O DTG mostrou no desfile os seus cavalarianos e a imagem da padroeira da entidade Nossa Senhora Aparecida. Em parceira com a Escola Municipal Francisco Juliane, o Departamento Artistico e a Invernada fizeram apresentação de dança. E para fechar representando Anita Garibaldi e a Casa das Sete Mulheres, abordando o Tema Anual do tradicionalismo para 2019: “Mulher Gaúcha – 70 anos de Inclusão no Tradicionalismo Gaúcho Organizado, suas Conquistas e Participações”.
A segunda entidade foi o Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Passo da Porteira que mostrou seus cavalarianos, fazendo 32 anos de historia no município cultivando a tradição e o legado. O destaque fica por conta do carro que trouxe as mulheres que fizeram historia no CTG Passo da Porteira.
O CTG Andarilhos do Pago com um grupo de demonstrou como é o tiro de laço na vaca mecânica como destaque, assim como suas prendas e peões e os cavalarianos.
O CTG Laços de Amizade trouxe um pouco da História de Paixão Cortez. Em destaque foi lido algumas frases celebres do tradicionalista.
O CTG Estância do Mirim,entidade mãe de Restinga Sêca, teve no desfile uma encenaçãode uma carreta com bois. E claroas prendinhas e peões e um cartaz homenageando Paixão Cortes. E também desfilando os cavalarianos.
O sexto a desfilar foi o CTG Os Vaqueanos. Que teve como destaque faixas contando a vida e obra de Paixão Cortes segurado pelas prendas do CTG. Carros alegóricos com as Invernadas Pré-mirim. Também a Invernada Juvenil e a Patronagem, com destaque para o carro de boi com um bom assado sendo preparado e distribuído para o público.
O Piquete Laçador Almiro Borges foi representado pelas prendas e peões a lendo dos campeiros. E a disputa entre os homens da cidade e d interior é da história foi contada no desfile. O PL Olinto Silva mostrou suas prendas e peões.
O CTG Aliança Gaúcha trouxe para o desfile o Destaque Tradicionalista Iedo Ritcher entre os destaques, além das prendas e peões da entidade.
E terminando o desfile o CTG Pedro Pinheiro, trouxe em memória uma faixa que homenageou um dos integrantes do CTG. Também passou pelo palanque o Destaque Tradicionalista Rodrigo Baldissera.Também entre os destaques estava uma homenagem a única mulher patroa da entidade.
A Semana Farroupilha de Restinga Sêca será mostrada em uma Edição Especial Impressa que será laçada no dia 26 de Setembro.
Comentários