DSC_2423.JPG
Foto:Tribuna Online
DSC_2351.JPG
Esposas receberam flores.
DSC_2390.JPG
DSC_2395.JPG
Iedo Ritcher.
DSC_2403.JPG
DSC_2409.JPG
Rodrigo Baldissera
DSC_2413.JPG
DSC_2419.JPG
Ivo Ritcher.
DSC_2423.JPG
DSC_2433.JPG

Sessão Solene da Câmara Municipal de Vereadores de Restinga Sêca homenageou os três destaques tradicionalistas

Uma noite de muita emoção tomou conta do CTG Pedro Pinheiro , na localidade de Estiva, interior de Restinga Sêca na noite de ontem, segunda-feira (16). Iedo Eugênio Richter, Rodrigo Bortolaso Baldissera e Ivo Augusto Richter foram homenageados na Sessão Solene da Câmara Municipal de Vereadores de Restinga Sêca, realizada para entregar a homenagem aos Destaques Tradicionalistas.Os homenageados receberam uma placa e suas esposas flores.

 “É uma homenagem que tem o ritual de ser entregue pela Câmara de Vereadores, mas que é uma das homenagens mais legitima que se pode fazer, porque ela é conferida pela comunidade de Restinga Sêca.”, diz o presidente da  Câmara Municipal de Vereadores Norton Soares.

As escolhas foram muito bem feitas e aceitas pelas entidades e de grande avalia para o município. “Mais uma noite de dever cumprido, onde as entidades homenageiam, três pessoas que são de uma avalia de muito grande para Restinga, pessoas que se destacaram, não só no ano e sim na vida tradicionalista do nosso município.”, destaca o Sub-coordenador de patrões da 13ª Região Tradicionalista, Luiz Carlos Friedrich.

O  Prefeito de Restinga Sêca, Paulo Salerno, parabeniza a escolha e enfatiza a importância da homenagem feita.“É uma alegria muito grande podermos estar aqui nesta noite participando desta homenagem do poder legislativo e da comunidade de Restinga Sêca a essas três personalidades que se destacaram na vida tradicionalista.”, disse.

Para os homenageados, a vida dedicada ao tradicionalismo gaúcho é o fator marcante. E para eles o importante é manter através do tempo os costumes e as tradições gaúchas.

 “Me sinto muito honrado em receber esta homenagem de poucos patrões e patroas do nosso município. Entrar em um CTG e colocar uma bombacha, não só no CTG, mas a gente usar no dia a dia, a gente acha que uma coisa sadia.”, diz Iedo Eugênio Richter.

“É uma emoção receber uma homenagem dessas, o reconhecimento os patrões, a câmara de vereadores ao prefeito. Eu fico muito emocionado, eu me lembro de historias de quando eu era pequeno,  tenho amigos que me incentivaram, quero agradecera todos esses meus companheiros , agradecer a todos presentes, a nossa patronagem que nos da um grande incentivo e ajuda para que a campeira siga firme e forte.”, relata emocionado Rodrigo Bortolaso Baldissera

Já para o senhor Ivo Augusto Richter a noite foi digno de homenagens. “A noite pra nós foi pra bastante bonita, essa homenagem deixa bastante lisonjeados, a escolha do tradicionalista do ano, não é nem relacionado não é somente o que é desenvolvido no ano, e sim uma percepção daquilo que é feito, de incentivar o tradicionalismo, pelo comportamento que se faz dentro da tradição de modo que a nossa cultura seja de respeito a e disciplina seja mantida.”, enfatiza.

 

Confira um pequeno histórico dos destaques tradicionalistas de 2019.

 Iedo Eugênio Richter:

 O Sr. Iedo Eugênio Richter nasceu no dia 31 de agosto de 1959, filho de Eugênio Richter e Norma May Richter. Casou-se em 1982 com Liane Alice Friedrich Richter com quem teve duas filhas, Susane e Camila.

Apesar da família não ser do meio tradicionalista associou-se no ano de 1987 no CTG Aliança Gaúcha participando da patronagem pela primeira vez no ano de 1990, sendo primeiro encarregado das pilchas por vários anos. Participou do Conselho de Vaqueanos varias vezes, sendo que foi capataz geral por seis anos e quatro anos como patrão da entidade.

Associou-se no CTG Pedro Pinheiro no qual participou da patronagem como 2º encarregado das pilchas por quatro anos.

Atualmente compõe a patronagem do CTG Aliança Gaúcha sendo 1º encarregado das pilchas.

Rodrigo Bortolaso Baldissera:

Nasceu no dia 05 de setembro de 1980, filho de Délcio Baldissera e Deli Maria Bortolaso Baldissera. É casado com Carla Alves dos Santos com quem tem dois filhos, Rafaela dos Santos Baldissera de 14 anos e Ricardo dos Santos Baldissera de 6 anos, que também participam do meio Tradicionalista. Rafaela participa como laçadora e 2ª Prenda Juvenil e Ricardo como Piazinho do CTG Pedro Pinheiro.

 No tradicionalismo, iniciou sua trajetória na invernada artística do CTG Os Vaqueanos com 7 anos em 1987. Com 11 anos, incentivado pelos amigos Seu Índio Abreu(in memorian), Luciano Abreu, e Gilmar Cardoso(Gringo), laçou pela primeira vezs em um rodeio representando o CTG Pedro Pinheiro na sede campeira da mesma, localizada na propriedade de Seu Índio Abreu no qual ganho seu primeiro troféu no Laço Piá. Continuou a representar o mesmo CTG por 3 anos.

Representou o CTG Estância do Mirim dos seus 14 anos até os 18 anos e após seguiu para o CTG Os Vaqueanos, à convite de seu amigo João Silveiro que era na época Patrão da entidade. Representando o CTG Os Vaqueanos, foi Capataz Campeiro durante 3 anos, mudando em 2008 para o PL Gaudérios do Laço de Santa Maria.

Em 2010, à convite da patronagem, retornou a entidade em que iniciou sua trajetória, desta vez como Capataz Campeiro e reativando a Invernada Campeira do CTG Pedro Pinheiro no qual permanece até os dias de hoje.

Em sua trajetória, durante todos esses anos, conquistou diversos prêmios em dinheiro e troféus, destacando: 3 motos, 1 reboque e várias vacas gordas.

 Ivo Augusto Richter

 Nascido em 06 de agosto de 1963 na localidade de Várzea do Meio, interior de Restinga Sêca, onde viveu com intensidade a maior da sua juventude, boas lembranças. Seus pais, Edwaldo Richter e Selma Erna Richter(in memorian). Cursou o primário na mesma localidade, o ginasial em São João do Polesine e o segundo grau no Colégio das Irmãs Calvarianas de Restinga Sêca, onde hoje se encontra a Prefeitura Municipal.

 Cursou Odontologia na UFSM, após a conclusão obteve aprovação em 1º lugar no concurso de grande concorrência da Escola de Saúde da Aeronáutica, atuando posteriormente nas cidades de: Florianópolis, Rio de Janeiro, Manaus e na maior parte do serviço militar atuou na Base Aérea de Santa Maria.

 Casou-se com Elizabeth Richter em São Miguel, tendo um casal de filhos: Clarissa e Eduardo Richter, ambos cirurgiões dentistas, tal qual o pai. Sendo abençoado com dois netos, Isabel e Joaquim, além do genro Talles e a nora Ellen. Em todo esse período, nunca deixo de pensar na lida campeira e com desejo de um dia poder participar de eventos tradicionalistas, e foi assim, junto de seu grande amigo Dacilo Cantarelli, acompanhou de fora das pistas os rodeios da Região. Lembra-se bem que na tentativa de adquirir um bom cavalo foi experimentar um cavalo de pelagem picassa do Sr. Floriano Peixoto e que na primeira parada foi direto ao pescoço, tendo a felicidade de não ter descido de uma maneira indesejada pelo peão.

Comprou seu cavalo durante uma dessas visitas aos rodeios do CTG Estância do Mirim e começou sua participação no CTG Laços de Amizade de Vila Rosa por vários anos. Mais adiante, filiou-se ao CTG Andarilhos do Pago do qual faz parte até os dias atuais, tendo conquistado grandes amizades, além de, durante as diversas participações, varias premiações em diversas categorias. Diz que fica o desejo de participar pro muitos anos, enquanto for à vontade de Deus.

Comentários