WhatsApp Image 2019-09-03 at 14.23.04.jpeg
Logo que marca os 50 anos.,,
DSCN7356.JPG
Homenagens a equipe Celetro.
DSCN7388.JPG
Homenagem da Rádio Lider Fm e Tribuna de Restinga.
WhatsApp Image 2019-09-09 at 19.57.48.jpeg
O Secretario da Agricultura Covatti Filho e o diretor de Marketing Edson.
DSCN7267.JPG
Getulio Amauri primeiro presidente da Celetro, o atual José Benamídio e o vice Mario Grutzmacher.

CELETRO 50 anos e sua comemoração em noite de gala

A noite de comemoração dos 50 anos da  Cooperativa de Eletrificação Rural Centro Jacuí, a  Celetro, foi de gala. Na noite de segunda-feira (9), na Sociedade Rio Branco, em Cachoeira do Sul, o jantar que celebrou o cinquentenário reunindo autoridades, lideranças e convidados.

“Estamos muito felizes hoje ao comemorar os 50 anos da Celetro prestando serviços a 27 municípios, com o clube totalmente cheio. Isso demonstra que a Celetro é bem quista dentro da sociedade que ela atinge com sua energia.”, agradece, José Benemídio de Almeida, Presidente da Celetro. “Graças a nossa energia muitos municípios conseguiram se desenvolver e está ai hoje emancipadas sendo cidades do Rio grande do Sul.”, destaca Benemídio. O presidente ainda ressalta que faz de tudo para  atender o melhor possível quem recebe eletrificação da cooperativa, mas que muitas vezes o problema é nas concessionárias, e que logo, a Celetro terá que se desvencilhar e ter a própria tomada de energia, dentro do necessário de subestações para administrar.

Getúlio Amauri Bisognin presidiu a Celetro de 09/09/1969 até o dia 03/12/1971. Pela sua luta em prol da formação da Cooperativa, maciçamente foi o nome mais indicado pela Assembléia Geral para assumir o cargo de primeiro Presidente da CELETRO. No jantar recebeu uma homenagem por sua dedicação a CELETRO. “Ninguém imaginaria realmente que a idéia lançada da cooperativa seria para eletrificar Restinga Sêca. Inicialmente tivemos o apoio de 10 municípios. Quando ela (Celetro) surgiu eu senti que tinha grandes dimensões.”,disse.

Além de Bisognin houve homenagens aos integrantes da diretoria, a equipe, aos conselheiros que são titulares e os suplentes, e autoridades regionais.

Representando o Governo do Estado do Rio Grande do Sul, estava presente o chefe da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Luis Antonio Covatti Filho, que destacou a importância das cooperativas de eletrificação para o interior.  “É uma alegria estar aqui representando o Governo do Estado, dando um abraço pelos 50 anos, e claro vindo como amigo, admirador, desde deputado acompanhamos esses 50 anos que trabalhou, e trabalha a Celetro, em pro da agricultura, em prol de quem produz, e de suma importância aqui para região.”, disse. “A Celetro é um dos bons exemplos que o Rio Grande da certo.”, destaca o secretario.

Estava presente o Prefeito de Restinga Sêca, Paulo Ricardo Salerno, prestigiando a Celetro no seu aniversário. “É muito importante estarmos aqui partilhando desde momento, que é  importante, mas também importante para a história da Celetro,  para os municípios de abrangência. Nós ficamos muito felizes, por que essa idéia surgiu no município de Restinga Sêca, que teve seu primeiro presidente, e todo o trabalho da comunidade.”, complementa Salerno.

Ao fim da cerimônia, a Celetro recebeu o reconhecimento e homenagens de vários segmentos. O diretor do Tribuna de Restinga e comunicador da Rádio comunitária Lider Fm, Ivo Curcino, entregou uma placa em homenagem ao cinquentenário. “É uma satisfação estar aqui presente na festa de 50 anos da Celetro, desde 1982 somos parceiros, e pra mim é uma honra estar aqui nessa noite.”, disse em seu discurso. Também cumprimentou Edson Moraes (Macarrão) que cuida do marketing da Celetro.

A formação da Cooperativa de eletrificação rural, foi solidificado e tomou forma, até a convocação de uma reunião, para o Clube Seco, em Restinga Sêca, no dia 09 de setembro, quando seriam apresentados as propostas e estatuto social.

Em junho de 1970, a CELETRO transfere sua sede para a Rua Sete de Setembro, na Galeria Dr. Honorato. Nesta mesma época é inaugurada a primeira rede de energia elétrica, foi instalada, na então RS 10, hoje, BR 153 em Cachoeira do Sul, inaugurada com a presença do Governador do Estado Walter Peracchi de Barcellos.

Hoje, a CELETRO, é uma cooperativa que abrange 27 municípios da Região Central com mais de 22 mil associados.

Fotos: Tribuna de Restinga.

Comentários