WhatsApp Image 2019-09-03 at 14.23.04.jpeg
Foto: Divulgação

CELETRO- 50 anos de história

Chegar aos 50 anos de atividades é um marco para qualquer empresa. A Cooperativa de Eletrificação Rural Centro Jacuí (CELETRO) chega a esse marco de 50 anos no próximo dia 9 de setembro. Um jantar será oferecido para autoridades, lideranças e convidados, na Sociedade Rio Branco, em Cachoeira do Sul, para comemorar o seu cinquentenário.

Em 1969 com a liderança de Honorato de Souza Santos, junto aos Prefeitos Municipais da região, imbuídos de vontade pessoal e política para a formação da Cooperativa de eletrificação rural, o processo se solidificou e tomou forma, até a convocação de uma reunião, para o Clube Seco, em Restinga Sêca, no dia 09 de setembro, quando seriam apresentados as propostas e estatuto social.

Com a presença destas lideranças regionais, juntamente com os pioneiros do cooperativismo na região, na luta em torno de um objetivo, que naquele dia viria à realização do sonho de progresso: A Eletrificação Rural, comum em 10 municípios da região do Vale do Jacuí Centro.   

Em junho de 1970, a CELETRO transfere sua sede para a Rua Sete de Setembro, na Galeria Dr. Honorato. Nesta mesma época é inaugurada a primeira rede de energia elétrica, foi instalada, na então RS 10, hoje, BR 153 em Cachoeira do Sul, inaugurada com a presença do Governador do Estado Walter Peracchi de Barcellos.

Getúlio Amauri Bisognin presidiu a Celetro de 09/09/1969 até o dia 03/12/1971. Pela sua luta em prol da formação da Cooperativa, maciçamente foi o nome mais indicado pela Assembleia Geral para assumir o cargo de primeiro Presidente da CELETRO. A cadeira de presiente é ocupada hoje por  José Benemídio de Almeida que foi reeleito em 2018.

Então a Cooperativa de Eletrificação Rural Centro Jacuí começava a ganhar forma. Hoje, a CELETRO, é uma cooperativa que abrange 27 municípios da Região Central com cerca de 22 mil associados.

Comentários