WhatsApp Image 2019-08-21 at 08.01.02 (1).jpeg
,
WhatsApp Image 2019-08-21 at 08.01.02.jpeg
Coordenadora do projeto Jaciele Sell apresenta o projeto

Geoparque da Quarta Colonia em debate

Na noite de ontem, 20 de agosto, em Audiência Pública no Plenário da Câmara de Vereadores de Restinga Sêca, o Projeto Geoparque da Quarta Colônia foi debatido.  O projeto é um esforço  institucional da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), o Consórcio de Desenvolvimento Sustentável da Quarta Colônia (CONDESUS) e as prefeituras das oito cidades, mais Restinga Sêca, que compõe  a Quarta Colônia, para integrar e mostrar o seus patrimônios  culturais e naturais. 


Na Audiência  foi apresentado o propósito  de como criar esse geoparque e mostrar o desenvolvimento local e sustetável por meio do geoturismo , sempre valorizando a riqueza única da terra, seja ela  uma riqueza palentolôgica, paisagistica, turistica e cultural. De modo que possam promover o município  apresentando  suas belezas naturais e pontos turisticos. Sendo o turismo a parte forte de um geoparque,  que visa trazer turistas e fomentar a economia da cidade. Para coordenadora do projeto, Jaciele Sell, o município , como faz parte da Quarta Colonia, só tem a ganhar, mas traz uma ressalva. " Precisa-se identificar quais são seus potências , seu patrimônio  para integrar esse gupo e poder receber turistas. Restinga tem todo potencial para trazer, tem patrimônio  artístico  e literário ."  diz a coordenadora.


Para a Diretora de Captação de Recursos e Relações Institucionais do CONDESUS, Valserina Gassen, o produto diferenciado na Quarta Colônia são os fósseis. Ja existem cidades da região com pesquisas palentologas em andamento. E Restinga Sêca entra agora com essa riqueza natural. "Sabemos que temos fósseis em pesquisa nas cidade de Silveira Martins, Ivorá e Restinga Sêca, a questão esta andando nessa area" revela Valserina. A região da Quarta Colônia é conhecida por terem os fosseis mais antigos do mundo.


Já o vice-prefeito, Vilmar Foletto,destaca que o município enxerga o projeto como de suma importância e representa tudo que se pode pensar em turismo. "A Audiência  serviu para uma nova visão e  trazer coisas boas para o município , sabendo que tem um potencial enorme para o turismo " diz Folleto.


Os Geoparques são territórios reconhecidos pela UNESCO (um município ou um conjunto de municípios) onde a “Memória da Terra” é preservada e utilizada de forma sustentável para gerar desenvolvimento para a sua comunidade, seja no turismo, na criação de produtos, na gastronomia, no artesanato e em todas as formas de atividades que conservem e valorizem o patrimônio geológico-geomorfológico (rochas, minerais, água, solos, relevos, paisagens, fósseis) em associação com a cultura humana local.

Comentários