WhatsApp Image 2019-07-15 at 22.29.20.jpeg
Votação ocorreu na noite de segunda-feira

Câmara aprova a criação do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência

Foi aprovado na noite desta segunda-feira, na Câmara de Vereadores, por unanimidade, o projeto 49/2019, que cria o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Comped). A iniciativa foi do vereador Norton Soares (MDB), em conjunto com a secretaria de Assistência Social e Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae). Na prática, o órgão, que terá representantes da sociedade e também membros políticos, será o responsável por discutir políticas públicas que beneficiem as pessoas com necessidades especiais do município.

Para a presidente da Apae, Liane Killian, é uma grande conquista não só para os que precisam, mas para toda a cidade de Restinga Sêca.

“Ficamos muito feliz com essa aprovação. Temos que fazer tudo para melhorar a nossa cidade, para ter mais acessibilidade, não só para os cadeirantes, mas para qualquer um que precise de um apoio para sua necessidade”, afirma Liane.

Segundo o vereador e presidente da Câmara, Norton Soares, o conselho estava no planejamento da prefeitura municipal após diversos pedidos de pessoas e família que têm necessidades especiais, e foi prontamente acolhido pelo prefeito Paulinho Salerno (MDB), que acatou a sugestão e foi o responsável por enviar o projeto ao parlamento.

“É uma noite especial. Tive a grata satisfação de poder trabalhar nesse projeto. A Apae havia nos colocado sobre essa necessidade de ter um conselho que tratasse das demandas das pessoas com deficiência de forma permanente. Para superarmos, que seja uma política de município, é preciso ter um órgão permanente. Fizemos em parceria com a Apae e com a secretaria de Assistência Social, foi uma construção conjunta. Agora vamos trabalhar a acessibilidade, o atendimento prioritário e tantas outras demandas que existem. A demanda veio das pessoas que precisam, chegou deles, que seja o começo de um grande trabalho no nosso município”, destaca o vereador.

A secretária de Assistência Social, Sônia Bolzan, que já foi presidente da Apae local, também comemorou a criação do conselho e destacou a sua importância.

“É uma grande alegria por essa aprovação desse projeto. A Apae abraçou essa ideia junto, o vereador Norton também. É mais um degrau alcançado. A criação desse conselho é a coroação de todo esse trabalho que é feito na Apae há 30 anos. Obrigado aos vereador por entenderem a importância desse Conselho”, ressalta Sônia.

Comentários